Obras e melhorias em rodovias paranaenses somam 600 milhões de reais
06/01/2020
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, investiu quase 600 milhões de reais nas rodovias paranaenses em 2019. Foram 262 milhões e 500 mil reais em obras, como duplicações, pavimentações, construção de viadutos, pontes e trincheiras, terceiras faixas, marginais e acostamentos, e 336 milhões e 400 mil reais em serviços de conservação. Começaram em outubro as obras de duplicação e ampliação de capacidade da PR-092, a Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré. O canteiro da obra foi instalado em Almirante Tamandaré e os equipamentos para a realização dos serviços já estão no local. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, graças à organização financeira do Estado, é possível contar com essa agenda de investimentos nas rodovias paranaenses.// SONORA SANDRO ALEX.//
Em 2019, foram concluídos viadutos na BR-277 nos dois extremos do Paraná: um em Paranaguá, em outubro, e o outro em Foz do Iguaçu, em dezembro. As duas obras beneficiam o tráfego tanto para os moradores dos municípios quanto para o transporte de cargas em dois pontos estratégicos para o Estado. Também ficaram prontas no ano passado uma trincheira em Ponta Grossa; a pavimentação da PR-691, a Estrada Beira-Rio, entre Porto Rico e o distrito de Porto São José; um viaduto que integrará o Contorno Noroeste de Pato Branco; a adequação e cascalhamento em trechos com revestimento primário de 11 rodovias; a implantação de ciclovia e ciclofaixa na colônia Entre Rios, próximo a Guarapuava e a ampliação de capacidade em dois quilômetros do Contorno Norte de Rolândia. Segundo o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, também foram realizados projetos executivos, necessários para a construção de novas obras.// SONORA FERNANDO FURIATTI.//
Em 2019 ainda foi assegurado o andamento de obras de grande porte como a duplicação e restauração da PR-445, entre Londrina e o distrito de Irerê; a duplicação da PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo; a pavimentação da PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati; a pavimentação da PR-912, em Coronel Domingos Soares; a duplicação e ampliação da PR-417, a Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, e a construção de um viaduto integrado a essa duplicação; a ampliação da PRC-466, em Guarapuava; a pavimentação da PR-685, entre Tamboara e Juranda. Outras intervenções importantes em execução são a recuperação da Avenida Bento Rocha, em Paranaguá; a implantação do Contorno Noroeste de Pato Branco e de ponte sobre o Rio Ligeiro, integrada a este contorno; a construção de ponte sobre o Rio Iguaçu, em União da Vitória; a execução de viaduto na PRC-272, em Iporã; a pavimentação de trecho da PR-090 em Castro; e a implantação de acesso rodoviário às indústrias de Pitanga. Acontecem ainda a adequação e cascalhamento em trechos com revestimento primário de cinco rodovias estaduais; a restauração do pavimento da PRC-487, de Nova Tebas até a ponte sobre o Rio Muquilão; a recuperação do pavimento da PR-218 em Paranavaí; construção de uma trincheira na PR-492, no trecho entre Rondon e o Rio Ivaí; revitalização das marginais da PR-445, entre Londrina e Cambé; e a implantação de ciclovia e recomposição do sistema de drenagem na PR-082, em Terra Boa. (Repórter: Amanda Laynes)
Em 2019, foram concluídos viadutos na BR-277 nos dois extremos do Paraná: um em Paranaguá, em outubro, e o outro em Foz do Iguaçu, em dezembro. As duas obras beneficiam o tráfego tanto para os moradores dos municípios quanto para o transporte de cargas em dois pontos estratégicos para o Estado. Também ficaram prontas no ano passado uma trincheira em Ponta Grossa; a pavimentação da PR-691, a Estrada Beira-Rio, entre Porto Rico e o distrito de Porto São José; um viaduto que integrará o Contorno Noroeste de Pato Branco; a adequação e cascalhamento em trechos com revestimento primário de 11 rodovias; a implantação de ciclovia e ciclofaixa na colônia Entre Rios, próximo a Guarapuava e a ampliação de capacidade em dois quilômetros do Contorno Norte de Rolândia. Segundo o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, também foram realizados projetos executivos, necessários para a construção de novas obras.// SONORA FERNANDO FURIATTI.//
Em 2019 ainda foi assegurado o andamento de obras de grande porte como a duplicação e restauração da PR-445, entre Londrina e o distrito de Irerê; a duplicação da PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo; a pavimentação da PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati; a pavimentação da PR-912, em Coronel Domingos Soares; a duplicação e ampliação da PR-417, a Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, e a construção de um viaduto integrado a essa duplicação; a ampliação da PRC-466, em Guarapuava; a pavimentação da PR-685, entre Tamboara e Juranda. Outras intervenções importantes em execução são a recuperação da Avenida Bento Rocha, em Paranaguá; a implantação do Contorno Noroeste de Pato Branco e de ponte sobre o Rio Ligeiro, integrada a este contorno; a construção de ponte sobre o Rio Iguaçu, em União da Vitória; a execução de viaduto na PRC-272, em Iporã; a pavimentação de trecho da PR-090 em Castro; e a implantação de acesso rodoviário às indústrias de Pitanga. Acontecem ainda a adequação e cascalhamento em trechos com revestimento primário de cinco rodovias estaduais; a restauração do pavimento da PRC-487, de Nova Tebas até a ponte sobre o Rio Muquilão; a recuperação do pavimento da PR-218 em Paranavaí; construção de uma trincheira na PR-492, no trecho entre Rondon e o Rio Ivaí; revitalização das marginais da PR-445, entre Londrina e Cambé; e a implantação de ciclovia e recomposição do sistema de drenagem na PR-082, em Terra Boa. (Repórter: Amanda Laynes)