Obras de pavimentação do Asfalto Novo, Vida Nova avançam em todo o Paraná

11/01/2024
As obras do programa Asfalto Novo, Vida Nova avançam em todo o Paraná. Lançado em abril do ano passado, ele contempla municípios de até sete mil habitantes com recursos para pavimentar toda a área urbana e trocar a iluminação por lâmpadas mais eficientes. Em 16 municípios, as obras estão em pleno andamento. Após a liberação dos recursos, as prefeituras são responsáveis pelas contratações. É o caso de Porto Amazonas, nos Campos Gerais, onde a pavimentação urbana está sendo realizada em quatro frentes. Em uma delas as obras já atingiram 34% de execução. O investimento ali é de cinco milhões e 300 milhões de reais. O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, vistoriou as obras nesta semana e comentou sobre o sucesso da iniciativa. // SONORA EDUARDO PIMENTEL //

O prefeito Elias Gomes da Costa afirma que a pavimentação e a troca na iluminação é essencial para o município. // SONORA ELIAS GOMES DA COSTA //

Na primeira etapa, o programa leva melhorias para a vida de 715 mil paranaenses de 146 municípios. Os investimentos chegaram a 664 milhões de reais, do Tesouro do Estado e da Assembleia Legislativa do Paraná, que devolveu sobras do orçamento para que o Estado investisse em pavimentação. Desse total, 600 milhões foram destinados à pavimentação de vias urbanas e o restante para iluminação. Em situações especiais, quando a necessidade de recursos ultrapassou o limite do programa, houve contrapartidas municipais. Dois municípios já terminaram as obras de iluminação pública: Diamante do Sul, região Centro-Sul, e Mirador, no Noroeste. Nas duas cidades houve a troca de luminárias tradicionais por outras que usam tecnologia LED, mais moderna e econômica. Em Diamante do Sul foram instalados 207 novos equipamentos em 28 vias. O investimento foi de 170 mil reais. Já Mirador recebeu 494 luminárias LED em 23 vias com 464 mil reais.

Para o prefeito Fabiano Travain, o programa faz uma revolução na infraestrutura urbana do município. // SONORA FABIANO TRAVAIN //

A segunda etapa do programa foi lançada em novembro e envolve 132 milhões de reais para contemplar 38 municípios, de 7 mil a 12 mil habitantes, que cheguem a 100% de pavimentação nas vias urbanas. Também está prevista a troca de luminárias convencionais por sistemas LED. (Repórter: Gustavo Vaz)