Obras da nova ponte entre Brasil e Paraguai já ultrapassam 50% de execução

22/04/2021
As obras da Ponte da Integração Brasil - Paraguai, que vai interligar as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Presidente Franco, no país vizinho, alcançaram 52% de execução. A nova ponte internacional deve ser entregue em 2022. Parceria entre o Governo do Paraná, Itaipu Binacional e Governo Federal, a construção é financiada com recursos da Itaipu Binacional e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná é responsável pela gestão da execução e fiscalização do andamento dos serviços. Dos 323 milhões de reais previstos para as obras, já foram aplicados 122 milhões e 500 mil reais. A ponte está sendo construída simultaneamente nas margens do Rio Paraná em ambos os países e mobiliza cerca de dois mil e 500 trabalhadores. O chefe da Casa Civil, Guto Silva, falou sobre agilidade nas obras, e a percepção sobre o investimento retornando à população. // GUTO SILVA // Na margem brasileira, durante o mês de abril as obras se concentraram na caixa de equilíbrio, estrutura em concreto armado que funciona como contrapeso para os 470 metros do vão central. A próxima etapa consiste na elevação da sua altura. A previsão é que até o fim deste mês o mastro principal alcance 120 metros, finalizando a primeira fase da execução da torre. Já no Paraguai, o mastro principal deve atingir 97 metros de altura no final deste mês. O lado brasileiro terá infraestrutura completa de fronteira, com implantação de aduanas, órgãos de controle e fiscalização, além de um novo acesso rodoviário, conhecido como Via Perimetral. O acesso, também em construção, vai interligar a ponte à BR-277, passando por fora do Centro de Foz do Iguaçu, reduzindo o fluxo de veículos pesados na área urbana. A implantação da rodovia perimetral leste de Foz do Iguaçu começou em março deste ano e conta com três frentes de serviço em andamento. Serão 15 quilômetros, com seis novos viadutos e duas novas aduanas. A obra, orçada em 104 milhões de reais, também é financiada pela Itaipu Binacional e a execução está a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. No total, a Ponte da Integração e a nova perimetral até a BR-277 receberão investimentos de mais de 400 milhões de reais da hidrelétrica. Outra obra estratégica em Foz do Iguaçu em parceria com Itaipu é a duplicação da BR-469, conhecida como Rodovia das Cataratas. A intervenção prevê investimentos de mais de 139 milhões de reais, financiados pela usina hidrelétrica. O Estado será responsável pela licitação, gestão e acompanhamento da obra. O projeto de engenharia está em análise pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Caso seja aprovado ainda este mês, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná irá licitar as obras em maio. A duplicação da Rodovia das Cataratas deve ser concluída até 2024 e é parte de um pacote de investimentos de um bilhão e 400 milhões de reais, viabilizado pela Itaipu Binacional em obras no Paraná. Além da visita às obras da nova ponte entre Brasil e Paraguai, o chefe da Casa Civil teve encontro com prefeitos, vereadores, chefes de núcleo e empresários da região de Foz. (Repórter: Sérgio Aguiar)