Obra emergencial no trecho da PR-323 danificado por chuvas em Umuarama está em execução

18/01/2024
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, está atuando para recuperar o km 300 da PR-323 em Umuarama, na região Noroeste, parcialmente demolido pelas fortes chuvas das últimas semanas. A obra emergencial teve início no último sábado, com a empreiteira contratada mobilizando insumos, maquinário e pessoal, e já na segunda-feira começaram os serviços de reforço no ponto mais danificado, principalmente por meio de enrocamento de pedra, em que estes materiais são posicionados no aterro para protegê-lo contra as águas. O investimento é de mais de um milhão e 100 mil reais, com previsão de conclusão em 90 dias. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que fez uma visita técnica ao trecho junto com o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, e o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, explica sobre o processo. // SONORA SANDRO ALEX //

A frente de trabalho permanece realizando melhorias para evitar que o dano se agrave, e também vai preparar o local para implantação de um novo bueiro, que terá dimensões maiores que o original, para atender a vazão de águas. Em 23 de dezembro do ano passado, após Umuarama acumular um volume de chuvas de 78,2 milímetros em um único dia, segundo registro do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o bueiro metálico sob o km 300 da PR-323 começou a ceder, levando ao colapso de metade da pista direita. Logo em seguida o DER/PR iniciou os levantamentos e estudos necessários para elaboração de projeto de engenharia para recuperação do local, enquanto mantinha o trecho sinalizado e monitorado. Na véspera da assinatura do contrato, na sexta-feira, foi feito um serviço de reforço por meio de equipe de administração direta do Escritório Regional Entre Rios, da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em parceria com a prefeitura de Umuarama, garantindo que o trecho não fosse ainda mais danificado durante o fim de semana. Bloqueios semelhantes podem voltar a acontecer em ocasiões de muitas chuvas, e o DER/PR está estudando alternativas de tráfego, caso seja necessária uma interdição prolongada. (Repórter: Victor Luís)