Obra do Contorno Norte de Castro avança para retirar tráfego pesado da cidade e aumentar a segurança
23/08/2021
Destaque na produção paranaense de leite, soja e suínos para corte, a cidade de Castro, nos Campos Gerais, vai ser impulsionada por uma obra que promete facilitar o escoamento industrial da região: o Contorno Norte. Ligando as rodovias PR-151 e PR-090, a estrada vai conectar dois distritos industriais da região, reduzindo o tráfego pesado dentro da cidade e aumentando a agilidade para os motoristas.
Com investimento de quase 79 milhões de reais pelo Governo do Estado, a nova rodovia terá pouco mais de 15 quilômetros de extensão, incluindo um viaduto de 27 metros sobre a PR-151 e uma ponte sobre o Rio Iapó, com 320 metros de extensão. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Paraná, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, é quem fiscaliza a execução da obra. De acordo com o engenheiro e gerente de obras e serviços do órgão, Eleandro Campos Pereira, após finalizado, o Contorno Norte vai ajudar na economia da região.// SONORA ELEANDRO CAMPOS PEREIRA.//
A expectativa é que cerca de 55% do tráfego da PR-340 seja desviado para o Contorno Norte, ajudando a reduzir o número de acidentes na cidade, destaca o engenheiro.// SONORA ELEANDRO CAMPOS PEREIRA.//
Castro é uma das três cidades que apresentaram Valor Bruto da Produção, VBP, superior a 2 bilhões de reais em 2020, ficando atrás apenas de Toledo e Cascavel.
Ainda em fase inicial, as frentes de trabalho se concentram nos primeiros seis quilômetros da rodovia, entre a PR-151 e a margem direita do Rio Iapó. A obra avança nas etapas de terraplenagem e drenagem, além dos trabalhos com ferragens para construir a estrutura que vai servir de fundação para a ponte.
Executada pelo consórcio Bandeirantes-Gaissler, a obra teve sua ordem de serviço assinada em fevereiro, e tem previsão de entrega de 24 meses.
Também vão ser executadas pavimentação, ligantes betuminosos, galerias celulares, sinalização, obras complementares, além da ponte e viaduto.
A rodovia terá duas faixas de rolamento; acostamentos e velocidade máxima de 80 quilômetros por hora.
Ao longo dos 15 quilômetros de extensão, estão previstas uma rotatória alongada para acesso à região da empresa Castrolanda, o entroncamento com a rodovia PR-090, o acesso às indústrias Cargill e Evonik, e o entroncamento com a rodovia PR-151.
Além do Contorno Norte, Castro também terá uma rodovia que dará acesso à nova estrada. As obras do acesso ao Contorno Norte, que começaram em janeiro de 2019, estão em fase final de execução.
Executado pelo consórcio Via Venetto - Gaissler, a obra também integra o programa estratégico rodoviário, que possui apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O valor da obra é de 13 milhões e 170 mil reais. (Repórter: Felippe Salles)
Com investimento de quase 79 milhões de reais pelo Governo do Estado, a nova rodovia terá pouco mais de 15 quilômetros de extensão, incluindo um viaduto de 27 metros sobre a PR-151 e uma ponte sobre o Rio Iapó, com 320 metros de extensão. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Paraná, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, é quem fiscaliza a execução da obra. De acordo com o engenheiro e gerente de obras e serviços do órgão, Eleandro Campos Pereira, após finalizado, o Contorno Norte vai ajudar na economia da região.// SONORA ELEANDRO CAMPOS PEREIRA.//
A expectativa é que cerca de 55% do tráfego da PR-340 seja desviado para o Contorno Norte, ajudando a reduzir o número de acidentes na cidade, destaca o engenheiro.// SONORA ELEANDRO CAMPOS PEREIRA.//
Castro é uma das três cidades que apresentaram Valor Bruto da Produção, VBP, superior a 2 bilhões de reais em 2020, ficando atrás apenas de Toledo e Cascavel.
Ainda em fase inicial, as frentes de trabalho se concentram nos primeiros seis quilômetros da rodovia, entre a PR-151 e a margem direita do Rio Iapó. A obra avança nas etapas de terraplenagem e drenagem, além dos trabalhos com ferragens para construir a estrutura que vai servir de fundação para a ponte.
Executada pelo consórcio Bandeirantes-Gaissler, a obra teve sua ordem de serviço assinada em fevereiro, e tem previsão de entrega de 24 meses.
Também vão ser executadas pavimentação, ligantes betuminosos, galerias celulares, sinalização, obras complementares, além da ponte e viaduto.
A rodovia terá duas faixas de rolamento; acostamentos e velocidade máxima de 80 quilômetros por hora.
Ao longo dos 15 quilômetros de extensão, estão previstas uma rotatória alongada para acesso à região da empresa Castrolanda, o entroncamento com a rodovia PR-090, o acesso às indústrias Cargill e Evonik, e o entroncamento com a rodovia PR-151.
Além do Contorno Norte, Castro também terá uma rodovia que dará acesso à nova estrada. As obras do acesso ao Contorno Norte, que começaram em janeiro de 2019, estão em fase final de execução.
Executado pelo consórcio Via Venetto - Gaissler, a obra também integra o programa estratégico rodoviário, que possui apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O valor da obra é de 13 milhões e 170 mil reais. (Repórter: Felippe Salles)