Obra de derrocagem da Palangana em Paranaguá avança mais uma etapa
28/09/2021
O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, acompanharam nesta segunda-feira a etapa de perfuração e detonação das porções de pontos mais rasos da Pedra da Palangana. Nesta semana, as atividades da derrocagem no complexo rochoso, localizado no canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, estão na porção AD04, a terceira da obra. Da balsa instalada para a operação, eles observaram a continuidade das detonações nessa terceira porção do maciço. Segundo o secretário nacional, todo o cuidado está sendo tomado na realização dessa operação, visando reduzir ao máximo qualquer impacto ambiental
Luiz Fernando Garcia disse que esta é uma obra de extrema importância para o Estado do Paraná e para a logística do país, porque espera-se, muito em breve, a homologação de mais um metro de calado operacional, após a execução e finalização da obra. De acordo com Garcia, desde 6 de setembro, quando teve início o trabalho, foram registrados poucos impactos.
A Portos do Paraná já concluiu a etapa de detonação em duas das seis porções de pontos mais rasos da Pedra da Palangana. As perfurações da terceira porção da obra iniciaram na última quinta-feira, quando também foi realizado um levantamento batimétrico nas duas porções já derrocadas. Os resultados ainda estão sendo processados. Essas e outras informações seguem sendo atualizadas na página criada para dar mais transparência e agilidade às informações sobre o processo, no site portosdoparana.pr.gov.br. Ao todo, a obra deve remover mais de 22 mil metros cúbicos das formações rochosas, o equivalente a 12% do total. Essa obra depende de condições climáticas, ambientais e operacionais, o que pode causar eventuais alterações no cronograma. A ação está licenciada e autorizada pelo Ibama, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. (Repórter: Wyllian Soppa)
Luiz Fernando Garcia disse que esta é uma obra de extrema importância para o Estado do Paraná e para a logística do país, porque espera-se, muito em breve, a homologação de mais um metro de calado operacional, após a execução e finalização da obra. De acordo com Garcia, desde 6 de setembro, quando teve início o trabalho, foram registrados poucos impactos.
A Portos do Paraná já concluiu a etapa de detonação em duas das seis porções de pontos mais rasos da Pedra da Palangana. As perfurações da terceira porção da obra iniciaram na última quinta-feira, quando também foi realizado um levantamento batimétrico nas duas porções já derrocadas. Os resultados ainda estão sendo processados. Essas e outras informações seguem sendo atualizadas na página criada para dar mais transparência e agilidade às informações sobre o processo, no site portosdoparana.pr.gov.br. Ao todo, a obra deve remover mais de 22 mil metros cúbicos das formações rochosas, o equivalente a 12% do total. Essa obra depende de condições climáticas, ambientais e operacionais, o que pode causar eventuais alterações no cronograma. A ação está licenciada e autorizada pelo Ibama, no âmbito das obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. (Repórter: Wyllian Soppa)