O município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, é campeão do Prêmio de Microcrédito 2019

30/10/2019
O trabalho feito pela equipe da Sala do Empreendedor da prefeitura de Francisco Beltrão no atendimento de empreendedores e na contratação de operações de microcrédito recebeu o primeiro lugar geral no Prêmio Fomento Paraná e Sebrae Paraná de Microcrédito 2019. O prêmio foi entregue pelo vice-governador Darci Piana aos agentes de crédito Luciana Dani e Itacir Rovaris, em Foz do Iguaçu, durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito e de Desenvolvimento, promovido em parceria pelas duas instituições. O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, destacou a realização do encontro.// SONORA HERALDO NEVES//O Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento promove a capacitação e a integração dos agentes de desenvolvimento municipal e de crédito, bem como correspondentes. Para o diretor superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta, o encontro mostra a importância de trabalhar o desenvolvimento e o crédito nos municípios.// SONORA VITOR TIOQUETA//As micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por 27% do PIB nacional. O agente de crédito é responsável por todo o atendimento inicial e análise da viabilidade de concessão de financiamento de crédito, além de identificar potencialidades regionais e orientar os empresários interessados em financiamento de maneira adequada e promissora. O Agente de Desenvolvimento é o articulador do processo de desenvolvimento econômico municipal e, portanto, um parceiro estratégico para o universo dos pequenos negócios abrindo um canal de interlocução com as prefeituras e parceiros locais. A agente de crédito premiada, Luciana Dani, destacou o trabalho em equipe e o apoio da prefeitura de Francisco Beltrão para o sucesso na premiação, pois a cidade também recebeu o primeiro lugar entre os municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes.// SONORA LUCIANA DANI//Itacir Rovaris, que também recebeu o prêmio, disse que vai completar 20 anos trabalhando na mesma função, procurando ajudar os microempreendedores de Francisco Beltrão e do Sudoeste a realizar os sonhos.// SONORA ITACIR ROVARIS//Outra agente premiada foi Valquiria Pereira, de Arapongas, no Norte do Estado, que ficou em primeiro lugar entre os municípios com população entre 101 mil e 200 mil habitantes. Ela destacou o benefício das linhas de crédito aos empreendedores.// SONORA VALQUIRIA PEREIRA//O Prêmio Fomento Paraná e Sebrae Paraná de Microcrédito 2019 foi entregue aos agentes de crédito melhor classificados no Ranking Geral de Agentes. O ranking verifica o acesso ao sistema FomentoNet, a participação nos eventos regionais, as propostas com o menor índice de retrabalho nas operações de microcrédito, a interação com o sistema de concessão de crédito, entre outros quesitos. No período analisado para a premiação, os agentes de crédito foram responsáveis pela contratação de cerca de 60 milhões de reais em mais de 5.100 contratos de microcrédito, que beneficiaram empreendimentos de 250 municípios paranaenses. (Repórter: Priscila Paganotto)