Número de homicídios dolosos cai 32% no Paraná, no primeiro trimestre deste ano

16/05/2019
O número de homicídios dolosos, com intenção de matar, caiu 32% no Paraná no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em janeiro, fevereiro e março deste ano, foram registrados 381 casos, contra 558 no mesmo período do ano passado. Os números são do relatório estatístico da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. O registro de ocorrências de homicídios dolosos é o principal indicador da segurança pública e a redução da taxa mostra a eficiência das ações de combate à criminalidade. Um destaque no período apontado no balanço é que 271 dos 399 municípios do Estado não registraram homicídios durante o primeiro trimestre deste ano. Dos 128 municípios restantes, 67 tiveram apenas um caso. A redução foi constatada em 16 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado. Houve redução significativa em Curitiba e na Região Metropolitana e na área que engloba os sete municípios do Litoral do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirma que os dados positivos mostram o avanço da segurança pública no Estado. De acordo com ele, a área está sendo estruturada com planejamento e inteligência, e as ações se darão de forma integrada.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Em Curitiba, a queda foi de 38%, 30 homicídios dolosos a menos do que o primeiro trimestre do ano passado. Segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell, na capital, foi feita uma readequação do policiamento ostensivo pela Polícia Militar com o uso de módulos móveis em locais, dias e horários específicos, nos eixos de maior aglomeração de pessoas. O secretário destacou, ainda, que o trabalho integrado das forças de segurança pública garantem resultados com redução de homicídios e mais da metade dos municípios paranaenses sem registro de casos.// SONORA LUIZ FELIPE CARBONELL//Nos 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, pertencentes à segunda Área Integrada de Segurança Pública, de São José dos Pinhais, a redução foi de 40%. Na 3ª Área Integrada de Segurança Pública, que engloba os sete municípios do Litoral, a redução foi de 52%. O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, atribui a redução do número de homicídios ao aumento do índice da resolução dos casos por parte das investigações da Polícia Judiciária.// SONORA RIAD BRAGA FARHAT//A maior redução do Estado foi percebida na 5ª Área Integrada de Segurança Pública de São Mateus do Sul, no Sudeste do Estado, que registrou queda de 90% nos casos de homicídios dolosos. Em seguida aparece a Área de União da Vitória, na Região Sul, e a de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, ambas com redução de 66%. (Repórter: Priscila Paganotto)