Número de homicídios cai 12,6% no 1º quadrimestre no Paraná; roubos têm queda de 25,8%

04/06/2024
De janeiro a abril deste ano, o Paraná registrou uma redução nas ocorrências de crimes em comparação com o mesmo período do ano anterior. Homicídios dolosos diminuíram cerca de 12%, roubos caíram quase 26% e furtos reduziram mais de 13%. O trabalho integrado das forças de segurança do Estado colaborou para que fossem registradas 18 ocorrências de roubos a menos por dia no Paraná e que 58% dos municípios paranaenses não tivessem ocorrências de homicídios no primeiro quadrimestre. Foram 590 ocorrências de homicídios dolosos no período, 85 a menos que as 675 registradas no mesmo quadrimestre de 2023. Este número também é o menor dos últimos seis anos nesse intervalo de tempo. Em 87 cidades, que representam quase 22% de todos os municípios, houve apenas um homicídio de janeiro a abril. Em outras 56 cidades foram registradas de duas a cinco ocorrências do crime e 24 municípios paranaenses tiveram mais de cinco ocorrências. A queda, no entanto, se estende a municípios e regiões de todos os portes. A 1ª Área Integrada de Segurança Pública de Curitiba, que é uma das mais populosas, por exemplo, registrou 57 homicídios dolosos de janeiro a abril deste ano, treze a menos do que no mesmo período do ano anterior, uma queda de cerca de 18%. Já a área composta pelos 22 municípios da RMC, registrou quinze homicídios a menos no período. Foram 92 no primeiro quadrimestre de 2024, representando uma queda de 14%. A Operação Vida ajudou a reduzir os indicadores criminais, incluindo homicídios, nas cidades com maiores índices de criminalidade mapeados pela Secretaria da Segurança Pública. Nas cidades-alvo da operação, que foram Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel, a redução de homicídios dolosos foi superior à média estadual, com uma queda média de mais de 23%. Em Londrina, a redução foi de 43%. O Relatório Estatístico Criminal apontou uma queda de quase 26% nos roubos e de mais de 13% nos furtos no primeiro quadrimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. O relatório também registrou um aumento de 15% na apreensão de drogas, com mais de 90 toneladas apreendidas em 2024. Nos municípios da Operação Cidade Segura, as apreensões de drogas aumentaram cerca de 76%, passando de pouco mais de 10 toneladas em 2023 para quase 18 toneladas em 2024. Os dados estatísticos podem ser acessados no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)