Novos recursos financeiros para apoio a desabrigados começam a chegar aos municípios

26/10/2023
O pacote de um milhão e 600 mil reais do Governo do Estado começa a ser depositado, nesta sexta-feira, na conta dos municípios que possuem famílias desabrigadas e desalojadas em decorrência das chuvas de outubro no Paraná. Os recursos foram anunciados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na última semana e fazem parte das várias frentes de trabalho do Executivo estadual para mitigar os prejuízos causados às cidades mais atingidas pelas enchentes, alagamentos e vendavais. // SONORA RATINHO JUNIOR //

O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, enfatizou a agilidade do Estado em providenciar os repasses aos municípios, garantindo o acolhimento adequado às vítimas. // SONORA ROGÉRIO CARBONI //

De acordo com Renata Mareziuzek, que coordena a Política de Assistência Social dentro da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, a pasta realizou todos os trâmites documentais necessários para a liberação do dinheiro em tempo recorde. // SONORA RENATA MAREZIUZEK //

A medida amplia o suporte do Estado às cidades mais prejudicadas pelos efeitos das chuvas, vendavais e alagamentos que atingiram o Paraná nas últimas semanas. O montante será destinado às cidades com pessoas desalojadas e desabrigadas que tiveram a situação de emergência homologada pelo Governo do Estado. A liberação de recursos faz parte da série medidas tomadas pelo Governo do Estado para atender os paranaenses atingidos pelas chuvas, o que inclui entrega de cestas básicas, kits dormitórios, higiênicos, de limpeza, colchões e telhas de fibrocimento. Desabrigados em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e gestantes, também foram temporariamente realocados para hotéis e pousadas dos municípios mais afetados. No momento, 9 moradores de São Mateus do Sul, 49 de União da Vitória e 13 de Rio Negro estão em hospedagens custeadas com recursos estaduais. Recentemente, o governador também liberou 30 milhões em créditos emergenciais para serem usados pelas prefeituras para recuperação da infraestrutura, em especial das estradas rurais, entre outras ações. (Repórter: Nathália Gonçalves)