Novo terminal amplia potencial de produtividade do Porto de Paranaguá
09/10/2020
O Porto de Paranaguá vai ampliar as movimentações pelo Corredor Oeste de Exportação. No próximo mês, um novo terminal se integra ao Corredor de Exportação Oeste, no novo berço 201. Esteiras para o transporte de granéis vão ligar o armazém da empresa Cavalca Administração Portuária, CAP aos carregadores de navios. O investimento privado é de 100 milhões de reais.
O diretor de Operações da autoridade portuária, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que a modernização feita pela Portos do Paraná, com novos shiploaders e extensão do cais, possibilitou a entrada de mais terminais exportadores. Segundo ele, o Corredor Oeste trará maior potencial de produtividade de embarque. //SONORA LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR//
A instalação das novas esteiras já foi concluída, com testes realizados sem o produto. A empresa aguarda o processo de alfandegamento para iniciar a operação. O armazém da CAP tem capacidade estática de 55 mil toneladas e a capacidade de expedição, na correia transportadora, é de duas mil toneladas por hora.
De acordo com o gerente-geral do terminal, Eulisses Zagonel Machado, é um projeto que vai atender a cadeia completa, que está acontecendo desde 2015 e deve gerar 60 empregos diretos, com possibilidade de expansão, ele afirma ainda que o empreendimento é bom para a cidade, para a população traz benefícios e geração de empregos para quem vive em Paranaguá. “É um projeto que está acontecendo desde 2015. //SONORA EULISSES ZAGONEL MACHADO//
Dois tombadores estão disponíveis para os caminhões, com capacidade de descarga de até 350 toneladas por hora. Ambos contam com sistema de sucção de poeiras, garantindo 100% de aproveitamento da mercadoria no momento que o caminhão é tombado. Todas as torres de elevação e de transferência também contam com sistema de despoeiramento. (Repórter: Flávio Rehme)
O diretor de Operações da autoridade portuária, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que a modernização feita pela Portos do Paraná, com novos shiploaders e extensão do cais, possibilitou a entrada de mais terminais exportadores. Segundo ele, o Corredor Oeste trará maior potencial de produtividade de embarque. //SONORA LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR//
A instalação das novas esteiras já foi concluída, com testes realizados sem o produto. A empresa aguarda o processo de alfandegamento para iniciar a operação. O armazém da CAP tem capacidade estática de 55 mil toneladas e a capacidade de expedição, na correia transportadora, é de duas mil toneladas por hora.
De acordo com o gerente-geral do terminal, Eulisses Zagonel Machado, é um projeto que vai atender a cadeia completa, que está acontecendo desde 2015 e deve gerar 60 empregos diretos, com possibilidade de expansão, ele afirma ainda que o empreendimento é bom para a cidade, para a população traz benefícios e geração de empregos para quem vive em Paranaguá. “É um projeto que está acontecendo desde 2015. //SONORA EULISSES ZAGONEL MACHADO//
Dois tombadores estão disponíveis para os caminhões, com capacidade de descarga de até 350 toneladas por hora. Ambos contam com sistema de sucção de poeiras, garantindo 100% de aproveitamento da mercadoria no momento que o caminhão é tombado. Todas as torres de elevação e de transferência também contam com sistema de despoeiramento. (Repórter: Flávio Rehme)