Novo pronto-socorro de hospital em Guarapuava, na Região Centro-Sul do Estado, dobra o atendimento para 22 municípios

16/10/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior inaugurou, nesta quarta-feira, o novo pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, no centro-Sul do Estado. A unidade vai dobrar a capacidade de atendimento emergencial para 22 municípios da Região, num total de 500 mil pessoas. Foi investido 1 milhão de reais da Secretaria de Estado da Saúde nesse convênio. São oito novos leitos de urgência, três de emergência, sala de observação com seis cadeiras, três consultórios para atendimento especializado, uma sala de sutura ortopédica, uma de isolamento e a farmácia satélite, além de uma nova recepção para a população e as ambulâncias. O pronto-socorro já atendeu mais de 27.900 pessoas neste ano, uma média de três mil por mês. O governador destacou que os investimentos no Hospital São Vicente são parte de um planejamento para tornar Guarapuava um polo de referência na saúde no Estado.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Ratinho Junior também citou que o Governo colabora com a elaboração de um consórcio municipal de saúde com as prefeituras da Região. A estrutura é importante para diminuir os custos na área e na compra de medicamentos. Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o pagamento do convênio com o São Vicente aconteceu neste ano como forma de complementar os esforços direcionados a toda a Região Centro-Sul.// SONORA BETO PRETO//O prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, disse que o convênio é resultado do trabalho integrado entre as administrações municipal e estadual, além da Assembleia Legislativa.// SONORA CÉSAR SILVESTRI FILHO//O prefeito também disse que o Hospital do Câncer, que integra os investimentos na cidade, vai ser um polo de excelência em atendimento e pesquisa. Na cerimônia, ele autorizou o repasse municipal de 12 milhões de reais para a nova estrutura. O convênio com o Estado prevê, ainda, a reforma do Centro Cirúrgico, que vai passar de cinco para sete salas, e a adequação da Central de Resíduos, que já está funcionando e dá a destinação adequada a cerca de 600 quilos por mês de lixo hospitalar. O provedor do hospital, Huberto José Limberger, afirmou que o antigo pronto-socorro estava ultrapassado.// SONORA HUBERTO JOSÉ LIMBERGER//O São Vicente é um hospital filantrópico que atende urgências e emergências, mas também é referência para as altas complexidades de cardiologia, neurologia, oncologia e gestação de risco de toda a Região Centro-Sul. Neste ano, foram atendidos mais de 104.900 pessoas, sendo mais de 45 mil e 800 apenas pelo sistema único de saúde. A estrutura conta com 578 funcionários. (Repórter: Priscila Paganotto)