Novo parque: Estado recupera área de fundo de vale em Campina da Lagoa

22/06/2024
O Governo do Estado, por meio do IAT, Instituto Água e Terra, entregou nesta sexta-feira as obras do Parque Natural Municipal Lagoa Nova, em Campina da Lagoa, no Centro-Oeste do Paraná. Construído em torno do lago no interior do município, em um espaço de mais de 21 mil metros quadrados, o complexo contará com pista de caminhada, playground, academia ao ar Livre e sanitários. O investimento total é de 536 mil reais. Do ponto de vista ambiental, além de preservar uma grande quantidade de vegetação nativa, diminuindo os riscos de erosão, sedimentação e alagamentos, o parque foi construído em uma área de fundo de vale com entorno urbanizado. O corpo hídrico existente no local sofria com assoreamento e o depósito irregular de resíduos de construções domiciliares. O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, destaca a importância do programa de parques urbanos do Governo do Estado. // SONORA EVERTON SOUZA //

O diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro destaca a melhoria na qualidade de vida dos moradores da cidade. // SONORA JOSÉ SCROCCARO //

Além de Campina da Lagoa, outros 30 municípios paranaenses já receberam parques urbanos construídos com convênios do IAT. Outros 32 municípios estão com projetos de parques em andamento. No total, 63 cidades do Paraná contam com a proposta de requalificação ambiental. O investimento total por parte do Governo do Estado é de 79 milhões milhões de reais+. A previsão é que todos os espaços sejam concluídos até 2026. O projeto Parques Urbanos, parceria entre a Sedest, o IAT e prefeituras paranaenses, incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale com recursos hídricos e áreas de preservação permanente ecológica. Além de recuperação ambiental, os parques promovem sustentabilidade com iniciativas como o Poliniza Paraná, que instala colmeias de abelhas sem ferrão, e o Espaço Educador Sustentável, que implementa hortas urbanas e jardins dos sentidos para estimular a educação ambiental. A lista com todos os municípios com parques urbanos construídos ou em construção, está disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gabriel Ramos)