Novo asfalto melhora qualidade de vida da população de Missal, no Oeste
11/11/2020
Está ficando mais fácil trafegar, caminhar ou andar de bicicleta pelas ruas de Missal, na Região Oeste do Paraná. Por intermédio do Governo do Estado, a cidade está reurbanizando uma série de vias, em diferentes pontos do município. O investimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas é de cerca de 3 milhões e 800 mil reais no recape asfáltico de uma área que, somada, supera 65 mil metros quadrados. O poder municipal fechou a conta com uma contrapartida de aproximadamente 43 mil reais.
O Governador Carlos Massa Ratinho Junior, afirma que o Estado tem o compromisso, desde o começo desta gestão, com o desenvolvimento e a modernização dos municípios. Ele destaca que obras de pavimentação representam mais qualidade de vida, conforto e segurança para os cidadãos, além de gerar empregos. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O distrito de Dom Armando, no chamado interior de Missal, é uma das localidades que vem sendo beneficiada com asfalto novo. As obras estão revolucionando a vida da vizinhança.
A dona de casa Cléria Schneider, conta que após a reforma passou a usar as ruas para fazer a tradicional caminhada diária, melhorando o ritmo cardíaco e a saúde. Ela diz que trocou a agitação de Curitiba pela paz de Missal para ficar mais próxima da mãe idosa, vizinha de alguns metros. //SONORA CLÉRIA SCHNEIDER//
Apaixonada por ciclismo, a funcionária pública Elisa Horn acrescenta outros itens que Missal ganhou em decorrência do asfaltamento. //SONORA ELISA HORN//
A ação do distrito de Dom Armando contempla aproximadamente 17 mil e 700 metros quadrados de recapeamento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente, de vias urbanas com serviços de limpeza e lavagem de pista, pintura de ligação, revestimento e reperfilamento, calçadas em pavers, rampa para deficientes e sinalização horizontal. O investimento foi de mais de 1 milhão e 100 mil reais.
Há, ainda, outras cinco ações de pavimentação em andamento no município.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, destaca melhorias com a modernização dos municípios no dia a dia dos moradores, levando mais segurança para regiões que têm escolas, unidades de saúde e pontos comerciais. //SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//
Os projetos de pavimentação e de urbanização realizados pelas prefeituras com recursos disponibilizados pelo Governo do Estado, desde janeiro de 2019, somam 1 bilhão e 190 milhões de reais e alcançam municípios de todas as regiões do Paraná. Aprovados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, os recursos vêm do Tesouro do Estado, de operações de crédito e de contrapartidas municipais. (Repórter: Flávio Rehme)