Novo Sistema de Inovação vai fortalecer desenvolvimento tecnológico no Norte

12/12/2023
Foi lançado nesta terça-feira o Sistema Regional de Inovação do Norte do Paraná, que reúne os municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Arapongas, o Governo do Estado, universidades, setor produtivo e sociedade civil. Pelo Estado, a participação é por meio da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital. O Sistema é voltado à busca de soluções para as áreas de inovação, conectividade, qualificação de mão de obra, empreendedorismo e geração de empregos. Outro ponto de destaque é a criação de conexão facilitada entre empresas e as instituições de ensino para o desenvolvimento de soluções. A Secretaria da Inovação também busca mais soluções para modernização na gestão pública como, por exemplo, a parceria firmada com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento de Londrina,  fazendo conexões entre os setores público e privado da região, que será facilitada através do Sistema de Inovação do Norte do Paraná. Segundo o Sebrae, que participa da governança do Sistema, a ideia é que as cidades possam potencializar o desempenho na inovação, trabalhando em ações conjuntas e usando os habitats de inovação disponíveis em cada município para se desenvolverem. Juntos, os cinco municípios somam 61.093 empresas, sendo 10.594 de inovação, segundo a Relação Anual de Informações Sociais. Também contam com 16 instituições de ensino superior com 122 cursos na área de inovação, além de 300 startups, cinco fundos de investimento e 26 habitats de inovação. (Repórter: Gustavo Vaz)