Novo Ensino Médio terá aulas específicas para alunos pensarem nos seus projetos de vida
02/08/2021
A Secretaria estadual da Educação e do Esporte vai implementar em 2022 o projeto Novo Ensino Médio, onde o estudante vai escolher um itinerário formativo de acordo com os interesses e aptidões. Para fazer essa escolha de maneira consciente e informada, ele vai contar com um componente curricular chamado Projeto de Vida, que vai ajudar a identificar as habilidades e preferências, além de preparar para alcançar os objetivos acadêmicos e profissionais.
Durante as aulas do Projeto de Vida, o estudante vai desenvolver habilidades e receber apoio para pensar sobre os sonhos e objetivos. Dessa maneira, ele vai estar mais preparado para optar por um itinerário formativo, que pode abranger uma ou mais das quatro áreas do conhecimento, Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais; e Linguagens, ou uma formação técnica ou profissional.
De acordo com o projeto, o professor vai atuar como um mediador entre os estudantes e as expectativas, auxiliando na construção das dimensões profissional, cidadã e pessoal de cada um. Essa orientação vai acontecer, por exemplo, por meio de reflexões e atividades sobre o mundo do trabalho e as possibilidades de atuação profissional, incluindo conversas sobre carreira, emprego, renda, empreendedorismo e inovação.
Haverá, ainda, atividades que abrangem o desenvolvimento de aspectos físicos, cognitivos e emocionais dos estudantes, incluindo a construção da identidade pessoal a partir do reconhecimento das características e dos interesses. Também vão ser trabalhados conceitos de cidadania, com orientações relativas aos comportamentos sociais e aos valores éticos necessários à vida em comunidade.
O Projeto de Vida vai contar com diversas atividades práticas no cotidiano escolar, como observação participante e pesquisas para identificar problemas locais e as soluções, elaboração de planejamentos para executar propósitos de vida, seminários de profissões, rodas de conversa, feiras de conhecimento, escuta ativa dos jovens por intermédio de grupos de diálogos, depoimentos e compartilhamento de experiências, entre outras atividades.
O Paraná conta com 24 escolas-piloto, que já oferecem Projeto de Vida em 2020.
Brenda Maria Ferreira Destro, estudante de 17 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio, disse que as aulas ajudam muito a se conhecer e a conhecer o outro, ganhando uma noção maior dos objetivos fora do ramo escolar. //SONORA BRENDA MARIA FERREIRA DESTRO//
O professor do componente Projeto de Vida deverá ser alguém que atue como mediador, que incentive o estudante a buscar o autoconhecimento e a assumir um papel protagonista no planejamento do futuro. Todos os professores desse componente curricular vão passar por uma formação oferecida pela Secretaria da Educação antes de iniciar o ano letivo.
A Secretaria da Educação está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio Paranaense. Para saber mais informações basta acessar o site www.educacao.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)
Durante as aulas do Projeto de Vida, o estudante vai desenvolver habilidades e receber apoio para pensar sobre os sonhos e objetivos. Dessa maneira, ele vai estar mais preparado para optar por um itinerário formativo, que pode abranger uma ou mais das quatro áreas do conhecimento, Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais; e Linguagens, ou uma formação técnica ou profissional.
De acordo com o projeto, o professor vai atuar como um mediador entre os estudantes e as expectativas, auxiliando na construção das dimensões profissional, cidadã e pessoal de cada um. Essa orientação vai acontecer, por exemplo, por meio de reflexões e atividades sobre o mundo do trabalho e as possibilidades de atuação profissional, incluindo conversas sobre carreira, emprego, renda, empreendedorismo e inovação.
Haverá, ainda, atividades que abrangem o desenvolvimento de aspectos físicos, cognitivos e emocionais dos estudantes, incluindo a construção da identidade pessoal a partir do reconhecimento das características e dos interesses. Também vão ser trabalhados conceitos de cidadania, com orientações relativas aos comportamentos sociais e aos valores éticos necessários à vida em comunidade.
O Projeto de Vida vai contar com diversas atividades práticas no cotidiano escolar, como observação participante e pesquisas para identificar problemas locais e as soluções, elaboração de planejamentos para executar propósitos de vida, seminários de profissões, rodas de conversa, feiras de conhecimento, escuta ativa dos jovens por intermédio de grupos de diálogos, depoimentos e compartilhamento de experiências, entre outras atividades.
O Paraná conta com 24 escolas-piloto, que já oferecem Projeto de Vida em 2020.
Brenda Maria Ferreira Destro, estudante de 17 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio, disse que as aulas ajudam muito a se conhecer e a conhecer o outro, ganhando uma noção maior dos objetivos fora do ramo escolar. //SONORA BRENDA MARIA FERREIRA DESTRO//
O professor do componente Projeto de Vida deverá ser alguém que atue como mediador, que incentive o estudante a buscar o autoconhecimento e a assumir um papel protagonista no planejamento do futuro. Todos os professores desse componente curricular vão passar por uma formação oferecida pela Secretaria da Educação antes de iniciar o ano letivo.
A Secretaria da Educação está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio Paranaense. Para saber mais informações basta acessar o site www.educacao.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)