Novas cultivares: UEM distribuiu 200 mil mudas de mandioca de mesa em 2023

27/11/2023
O Câmpus Regional Noroeste da Universidade Estadual de Maringá, localizado no município de Diamante do Norte, distribuiu em 2023 cerca de 200 mil mudas de mandioca de mesa das cultivares BRS 429, 399 e 396, desenvolvidas por meio de pesquisa conjunta com a Embrapa. Foram contemplados mais de 30 produtores rurais, a maioria dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por meio da parceria com a Embrapa, a UEM possui um banco de variedades, adaptadas à região, para manutenção das genéticas e atendimento às demandas dos agricultores familiares. A distribuição de ramas de mandioca será retomada em março. O convênio entre a Embrapa e a UEM para melhoria e desenvolvimento genético da mandioca iniciou em 2009 em uma pequena área experimental de 12 mil metros quadrados. Os estudos tiveram participação do Centro Estadual de Educação Profissional do Noroeste, da Prefeitura de Diamante do Norte, do IDR-Paraná e de produtores parceiros. Por meio desta parceria já foram selecionadas e lançadas as três variedades. Todas elas se caracterizam por ter polpa amarela e teores bem mais altos de carotenóides, que contribuem para a síntese de vitamina A no corpo. São variedades muito produtivas, adaptadas, resistentes às principais doenças, com sabor superior e aptas ao preparo de vários pratos, como bolos, salgados, chips, escondidinhos, nhoque, entre outros. (Repórter: Gustavo Vaz)