Novas casas serão construídas para famílias em extrema pobreza, em 11 municípios do Estado

26/11/2019
Onze municípios do Paraná vão receber 303 casas destinadas a famílias em situação de extrema pobreza. As moradias fazem parte do programa Nossa Gente, do Governo do Estado, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. O plano de trabalho para a construção dos imóveis foi assinado nesta terça-feira pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, a Cohapar, Jorge Lange. De acordo com Ney Leprevost, o programa permite o atendimento a pessoas que realmente precisam de uma casa e que não são se encaixam em outros programas habitacionais. // SONORA NEY LEPREVOST //
O secretário também destacou que o Estado tem dado atenção para ações de geração de emprego, renda e qualificação profissional em todo o Paraná, como com as Carretas do Conhecimento, que levam cursos técnicos para diferentes municípios. Para o prefeito de Guaíra, no Oeste do Estado, Heraldo Trento, as 23 casas que serão construídas no município pelo programa Nossa Gente representam o trabalho em parceria entre a prefeitura, Secretaria da Justiça e Cohapar.
O Plano de Trabalho do programa habitacional prevê a publicação do edital de licitação nacional para a construção das casas e, até o próximo mês de março, o início das obras. A conclusão está planejada para o final do ano que vem. No documento constam, ainda, orientações sobre a tramitação de lei municipal que deverá ser enviada às câmaras de vereadores ainda este ano, autorizando o Governo do Paraná a construir nos lotes individualizados cedidos pelos municípios, bem como a doação do terreno ao beneficiário final. A Cohapar será responsável pela contratação das empreiteiras e a secretaria da Justiça, por meio do programa Nossa Gente, pelo acompanhamento dos beneficiários das novas casas. (Repórter: Rodrigo Arend)