Nova ponte melhora transporte para produtores de banana

18/08/2019
Produtores de bananas e moradores de comunidades do litoral passaram a ter mais segurança e rapidez para atravessar o Rio Cubatão, em Guaratuba. A nova ponte foi inaugurada neste sábado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, com a presença de todas as pessoas que vão se beneficiar com a obra. A ponte liga a comunidade do Cubatão com a Limeira, que faz divisa com o Morretes.Com investimentos de mais de 1 milhão e 300 mil reais, a comunidade, formada por produtores de banana, não vai ter prejuízos por conta de enxurradas.Os recursos foram destinados pelo Governo do Estado a fundo perdido, com contrapartida do município.Segundo o governador, a ponte vai atender as comunidades diminuindo distâncias e facilitando a vida de quem produz.//SONORA RATINHO JÚNIOR//De acordo com o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a ponte é utilizada pelas duas comunidades e por outras adjacentes, e que essa obra melhora a vida das pessoas.//SONORA PREFEITO ROBERTO JUSTUS// O governador ressaltou que o Estado está mudando a forma de olhar para o Litoral, levando investimento e desenvolvimento para a região também fora de temporada. Ratinho Júnior citou como exemplos os estudos da ponte de Guaratuba e da engorda da praia de Matinhos e de Guaratuba. O Litoral passou a ser prioridade para o governo do estado, que trouxe movimentação nas pousadas e restaurantes nesta semana, com os Jogos da Aventura e Natureza.//SONORA RATINHO JÚNIOR//O secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a ponte faz parte de uma série de obras que estavam previstas há anos, porém sem projetos executivos. Ele ressaltou que outros investimentos estão sendo planejados para todo Estado.//SONORA SANDRO ALEX//A ponte tem pilares de concreto e estrutura de aço com 67 metros de comprimento por 4 metros de largura, sem guarda-corpo para possibilitar também o tráfego de máquinas agrícolas.O secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, disse que o projeto da ponte do Rio Cubatão foi feito em parceria entre as duas secretarias, e que havia uma dificuldade, pois o projeto era muito complexo.//SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA//Morador da comunidade Cubatão há 54 anos, o agricultor Alaor de Oliveira Miranda conta que já conseguiu ganhar tempo no escoamento das 4 mil caixas que produz ao mês com destino à Ceasa de Curitiba.//SONORA ALAOR MIRANDA//De acordo com o governador, 85% das propriedades rurais do Paraná são de pequenos agricultores familiares, e que vai ser lançado o Banco do Agricultor paranaense através da Fomento Paraná, para criar uma linha de crédito que vai permitir a industrialização do que é produzido no campo pela agricultura familiar. A comunidade Cubatão tem cerca de 4 mil moradores, todos agricultores, que produzem em média 4 milhões de toneladas de banana ao ano.(Repórter: Marcelo Galliano)