Nova ponte em Foz do Iguaçu vai fortalecer o Paraná na América do Sul

28/02/2020
A segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu, está com obras avançadas e à frente do cronograma previsto, com 13% de taxa de conclusão. O balanço foi feito nesta sexta-feira, pelo consórcio responsável pela construção do complexo, durante visita técnica do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna. O governador afirmou que a obra é complexa e importante, e que a nova ponte ajudará a consolidar o Paraná como um centro logístico da América do Sul. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Ratinho Juniot também citou uma série de benefícios que resultam desta nova ligação entre Brasil e Paraguai. Além da maior integração, ele destacou a ampliação da fiscalização em relação a produtos contrabandeados com o funcionamento de mais uma aduana e também de segurança para as pessoas que vão usar a ligação. A segunda ponte será construída sobre o rio Paraná na região do bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu. No lado paraguaio, a obra vai alcançar o município de Presidente Franco, vizinho de Cidade de Leste, onde está a Ponte da Amizade. O engenheiro que coordena a construção da ponte, Osman Bove, explicou que o consórcio conseguiu superar os problemas burocráticos que marcaram o início da construção do lado paraguaio. A intenção, ressaltou ele, é agilizar as ações daquela margem para que a obra tenha um avanço significativo. // SONORA OSMAN BOVE //
Com a conclusão da ponte, todo o transporte de cargas entre os dois países será feito pela nova passagem, tirando da Ponte da Amizade, atualmente a única ligação, o trânsito pesado e liberando o local para atender somente turistas e passageiros. O complexo da Ponte da Integração e de uma via perimetral estão sendo financiadas pela Itaipu, ao custo de 463 milhões de reais. A gestão das obras está a cargo do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Silva e Luna lembrou que binacional deixará um legado para a população da Região Oeste. // SONORA JOAQUIM LUNA //

O projeto inclui uma ligação entre a Rodovia das Cataratas e a BR-277 pela Perimetral Leste, por onde trafegarão os veículos pesados que circulam entre Brasil e Argentina. Sandro Alex, secretário da Infraestrutura e Logística, ressaltou as diversas obras em Foz do Iguaçu e o bom andamento da construção da nova ponte. // SONORA SANDRO ALEX //
A nova ponte será do tipo estaiada, com duas torres de sustentação de 120 metros de altura. O projeto prevê pista simples, com acostamento e calçada. A extensão é de 760 metros, com vão-livre de 470 metros. Serão ainda mais 15 quilômetros de acessos e aduanas. Também está em fase de projetos a construção de uma terceira ponte ligando os dois países. Ela será construída sobre o rio Paraguai, entre as cidades Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta. O investimento também será da Itaipu. (Repórter: Rodrigo Arend)