Nova concessão de rodovias terá quase 1,8 mil quilômetros de duplicações
21/05/2021
Em sete anos, o Paraná vai aumentar de 36% para 90% o percentual de estradas em concessão com pista dupla. O novo modelo de concessões de rodovias anunciado nesta sexta-feira pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, baseado na menor tarifa com garantia de obras, trará 42 bilhões de reais em investimentos diretos nas estradas do Paraná. No total, 3.327 quilômetros de rodovias integram o pacote, subdivididos em seis lotes, caracterizando o maior projeto de concessão do tipo em todo o Brasil. O valor em investimentos é o equivalente a 120 anos de orçamento federal para rodovias aplicado somente no Paraná. Além dos 42 bilhões em investimentos diretos, o pacote de concessões estima ainda outros 34 bilhões de reais destinados a custos de operação e manutenção das vias. Segundo Ratinho Junior, este é um marco para a infraestrutura paranaense.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Entre as principais obras previstas, estão 1.783 quilômetros de duplicação de vias, sendo que 90% do total deverá ser executado até o sétimo ano da concessão. O governador ressaltou que esse número é o equivalente a uma ida e um terço da volta de uma viagem de carro de Curitiba até Brasília, que tem 1.387 quilômetros de distância, em pista totalmente duplicada. Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, afirmou que o momento traz uma oportunidade histórica para potencializar o desenvolvimento do Estado através de melhorias da infraestrutura.// SONORA SANDRO ALEX.//
O projeto também prevê dez novos contornos urbanos em nove municípios do Paraná, somando 130 km. As obras serão em Apucarana, Ponta Grossa, Arapongas, Califórnia, Maringá, Londrina, Nova Londrina, Itaúna do Sul e Marmeleiro. A previsão da proposta é que eles comecem a ser implementados já no terceiro ano de concessão, e que todos estejam finalizados no oitavo ano. Serão investidos um bilhão e 570 milhões de reais em obras e outros 73 milhões na sua operação e manutenção. Os 3.327 quilômetros de rodovias também terão 195 novas passarelas para pedestres e mil outras interseções e obras de arte especiais, tais como pontes, viadutos, túneis e trincheiras. Diversas obras estão previstas para aumentar a segurança nas estradas. Uma das vertentes neste sentido é dar mais infraestrutura para os caminhoneiros: serão criadas 11 paradas de descanso para os profissionais, com investimento na ordem de 52 milhões de reais, e três novas áreas de escape, recurso que diminui acidentes com caminhões que perdem o freio. Já com relação à segurança de motoristas e passageiros, a meta é reduzir o tempo de atendimento em casos de emergência, com novos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário. Além disso, as estradas terão 100% de cobertura de câmeras do tipo CFTV, munidas da tecnologia de Detecção Automática de Incidentes. Iluminação em LED, wi-fI e aplicativos para chamadas de emergência também vão passar a integrar as medidas de segurança. O conjunto das concessões é formado por 35% de estradas estaduais e 65% de federais. Os detalhes sobre a nova concessão de rodovias do Paraná podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)
Entre as principais obras previstas, estão 1.783 quilômetros de duplicação de vias, sendo que 90% do total deverá ser executado até o sétimo ano da concessão. O governador ressaltou que esse número é o equivalente a uma ida e um terço da volta de uma viagem de carro de Curitiba até Brasília, que tem 1.387 quilômetros de distância, em pista totalmente duplicada. Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, afirmou que o momento traz uma oportunidade histórica para potencializar o desenvolvimento do Estado através de melhorias da infraestrutura.// SONORA SANDRO ALEX.//
O projeto também prevê dez novos contornos urbanos em nove municípios do Paraná, somando 130 km. As obras serão em Apucarana, Ponta Grossa, Arapongas, Califórnia, Maringá, Londrina, Nova Londrina, Itaúna do Sul e Marmeleiro. A previsão da proposta é que eles comecem a ser implementados já no terceiro ano de concessão, e que todos estejam finalizados no oitavo ano. Serão investidos um bilhão e 570 milhões de reais em obras e outros 73 milhões na sua operação e manutenção. Os 3.327 quilômetros de rodovias também terão 195 novas passarelas para pedestres e mil outras interseções e obras de arte especiais, tais como pontes, viadutos, túneis e trincheiras. Diversas obras estão previstas para aumentar a segurança nas estradas. Uma das vertentes neste sentido é dar mais infraestrutura para os caminhoneiros: serão criadas 11 paradas de descanso para os profissionais, com investimento na ordem de 52 milhões de reais, e três novas áreas de escape, recurso que diminui acidentes com caminhões que perdem o freio. Já com relação à segurança de motoristas e passageiros, a meta é reduzir o tempo de atendimento em casos de emergência, com novos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário. Além disso, as estradas terão 100% de cobertura de câmeras do tipo CFTV, munidas da tecnologia de Detecção Automática de Incidentes. Iluminação em LED, wi-fI e aplicativos para chamadas de emergência também vão passar a integrar as medidas de segurança. O conjunto das concessões é formado por 35% de estradas estaduais e 65% de federais. Os detalhes sobre a nova concessão de rodovias do Paraná podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)