Nova campanha alerta comunidade escolar sobre importância da frequência

08/04/2024
A partir desta segunda e até sexta-feira, a Seed, Secretaria de Estado da Educação, promove a Semana D - Mobilização Pela Frequência Escolar, que busca engajar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da frequência às aulas na rede de ensino do Estado. Esta é a terceira edição da iniciativa que envolve alunos, professores, colaboradores, núcleos regionais, autoridades e membros da comunidade como fomentadores ativos da educação em todo o Paraná. Além de campanhas de incentivo, distribuição de panfletos e ampla divulgação nas mídias, a Semana D convida entidades públicas e privadas a promoverem o diálogo com a comunidade, reforçando que a presença às aulas não garante apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal, profissional e técnico dos alunos. Além das atividades presenciais, entre os dias 08 e 11, a Seed irá promover palestras ao vivo, pela internet, voltadas a professores, pedagogos, educadores e colaboradores das escolas, nas quais vão ser apresentadas noções referentes às boas práticas para a alta frequência em sala de aula. Os interessados em participar podem procurar as escolas da rede estadual de ensino ou os Núcleos Regionais de Educação para mais informações. Já para assistir às palestras, basta acessar o Canal do Professor, da Seed, no Youtube. Desde que os dados da frequência escolar na rede estadual de ensino começaram a ser monitorados, em 2019, os índices de presença nas aulas têm aumentado. Em 2019, dos 897 mil 252 alunos matriculados, 83,9% frequentaram as aulas com regularidade. Esse número aumentou para 91,6% em 2020, com um total de um milhão de alunos matriculados. Passado o período pandêmico, o ano de 2023 foi um dos melhores em termos de frequência, com 86,5% dos 935 mil 550 alunos matriculados frequentando assiduamente as aulas. (Repórter: Felippe Salles)