Nova Ferroeste e Moegão vão ampliar fluxo de mercadorias do Mato Grosso do Sul a Paranaguá

24/10/2023
O volume crescente de grãos descarregados pelo Mato Grosso do Sul no Porto de Paranaguá fez dele o segundo maior usuário da estrutura portuária, atrás apenas do Paraná. A previsão é que o volume aumente ainda mais quando forem implantados os projetos estratégicos do Governo do Paraná para aprimorar a logística para transporte e desembarque de mercadorias no porto. Um deles é a Nova Ferroeste, linha férrea que irá ligar o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, diretamente a Paranaguá. O outro é o Moegão, estrutura que está sendo construída no Porto de Paranaguá exclusiva para receber produtos que chegam por ferrovia. Entre janeiro e julho deste ano o porto paranaense registrou aumento de 32% na movimentação, alta puxada principalmente pela soja em grão, seguida pelo farelo de soja e milho. No período, foram embarcadas quatro milhões e 62 mil toneladas de cargas. Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, o Porto de Paranaguá é peça fundamental nas exportações do Mato Grosso do Sul.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//

Ao todo, a Nova Ferroeste somará mil 567 quilômetros, uma alternativa ao modal rodoviário. Já o Moegão é uma grande área de descarga férrea no porto, sem a necessidade de desmembramento das composições. A obra vai conectar os 11 terminais que integram o Corredor Leste de Exportação, com um ganho de 63% na capacidade de descarga. Fagundes explica que, juntos, os dois projetos oferecem uma modalidade de transporte de cargas mais econômica, eficaz e menos poluente, aumentando a atratividade do Porto de Paranaguá.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//

Hoje, o transporte de grãos vindos do estado vizinho é feito pelo modal rodoviário. No primeiro semestre deste ano, 36 mil 257 caminhões vindos de lá descarregaram em Paranaguá. A exportação, até julho deste ano, chegou a 14 milhões 521 mil toneladas. Desse total, 28% embarcaram por Paranaguá com destino à China, Coreia do Sul e Bangladesh. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do projeto da Nova Ferroeste aponta que a partir de 350 quilômetros o modal ferroviário é mais favorável em relação ao modal rodoviário. Esta é a distância de cerca de 85% das cargas que acessam os Portos do Paraná, boa parte vinda de Mato Grosso do Sul. Todos os detalhes sobre o ganho de produtividade que a Nova Ferroeste e o Moegão devem trazer estão disponíveis em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)