Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí têm pacote de obras rodoviárias em andamento

01/03/2024
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, administra cerca de dois mil e 600 quilômetros de rodovias estaduais apenas nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí. Os trabalhos incluem execução de obras e também manutenção e conservação do pavimento e faixa de domínio. A responsabilidade é da Superintendência Regional Norte, tema desta matéria, a terceira de uma série sobre as atividades das cinco superintendências regionais do DER/PR. As primeiras mostraram a atuação da Oeste e da Noroeste. No total, o Departamento administra cerca de 12 mil km no Estado. A SRNorte tem sede em Londrina, e conta com quatro escritórios regionais: Norte Pioneiro em Jacarezinho; Vale do Tibagi em Ibiporã; Norte Velho em Ibiporã; e Vale do Ivaí em Apucarana. Ao todo, a regional é responsável por administrar um orçamento de mais de 400 milhões de reais. Cerca de metade do orçamento da superintendência diz respeito à conservação e manutenção do pavimento e faixa de domínio da malha estadual, que contempla serviços de remendos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, roçada, limpeza e reparos em dispositivos de drenagem, limpeza e pintura de abrigos de parada de ônibus e de pontes, entre outros. Para garantir o atendimento ao usuário e fluidez do tráfego nos principais corredores logísticos do Paraná, o DER/PR iniciou em 2022 os serviços de operação de tráfego rodoviário nas rodovias estaduais e federais do antigo Anel de Integração. Para mais informações, acesse o site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Repórter: Victor Luís)