No Paraná, 52% das cidades não registraram homicídios no primeiro semestre deste ano

07/08/2019
O primeiro semestre deste ano registrou uma redução de 20% no índice de homicídios dolosos em todo o Paraná, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 52% das cidades, ou seja, 211 dos 399 municípios paranaenses, não houve registro deste tipo de crime. Em 124 cidades, foram registradas apenas uma ou duas ocorrências. Em relação aos números do ano passado, foram 205 homicídios a menos no Estado, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. De janeiro a junho, foram 828 mortes violentas, número menor às 1.033 ocorrências dos primeiros seis meses do ano passado. Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a queda nos índices de criminalidade é resultado de um conjunto de esforços.// SONORA ROMULO MARINHO SOARES//O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, atribuiu a redução da criminalidade a duas fases do trabalho policial.// SONORA PÉRICLES DE MATOS//Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado, 16 registraram queda nos índices de homicídios neste ano, sendo que em quatro houve redução igual ou maior a 50%. São as Áreas de União da Vitória, São Mateus do Sul, Jacarezinho e Cornélio Procópio, que teve a redução mais expressiva, com 70% em 20 municípios. O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, afirma que estudos técnicos comprovam que a certeza da descoberta do crime e da punição impacta diretamente na redução de índices da criminalidade.// SONORA SILVIO JACOB ROCKEMBACH//Curitiba acompanhou a tendência de queda do Estado e registrou 20% menos casos de homicídios. De janeiro a junho deste ano, foram 120 homicídios, contra 151 no mesmo período do ano passado. Dentre os 75 bairros da Capital, 36 não registraram casos. No bairro Cidade Industrial, a redução foi de 44%, passando de 29 homicídios no ano passado para 16 neste ano. No Tatuquara, foram 13 registros no ano passado contra nove no primeiro semestre deste ano. O Centro da Capital não registrou nenhuma ocorrência de homicídio doloso, diferente do ano passado, quando tiveram oito episódios. O relatório completo feito pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública pode ser acessado no site www.seguranca.pr.gov.br. (Repórter: Priscila Paganotto)