Na rede ou escolas parceiras, educação de pessoas com Down tem a marca da inclusão

21/03/2024
Além dos alunos das escolas parceiras, como as APAES, 3.600 estudantes com síndrome de Down estão matriculados no ensino regular e nas escolas especializadas da rede estadual de ensino do Paraná. Entre eles, está um grupo de 30 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Educação Especial José Richa, em Curitiba. É com o exemplo e com as imagens desta turma que a Secretaria  de Estado da Educação celebra o Dia Mundial da Síndrome de Down. Eles comprovam, na prática, a importância da escola no desenvolvimento social, no aprendizado e, claro, na inclusão. Pela manhã, os estudantes, com idades de 11 a 62 anos, frequentam as aulas, a partir de uma proposta pedagógica de alfabetização que usa sílabas, o que tem resultado em avanços significativos na leitura e escrita, de acordo com a condição de cada um. No período da tarde, participam de atividades diversificadas e lúdicas, como jogos de computador. A diretora Juçara Reinhardt  Luiza, afirma que a gestão de uma escola de educação especial envolve uma troca de experiências. // SONORA JUÇARA REINHARDT LUIZA //

Aos 39 anos, Jean Carlos, que frequenta a escola há oito, tem o privilégio de ter a mãe por perto. É que Denise de Cássia Alves Ferreira também é professora na escola. // SONORA DENISE DE CÁSSIA ALVES FERREIRA //

Desde 2006, a ONU instituiu o 21 de março como o Dia  Internacional da Síndrome de Down para representar o movimento em referência à variação genética que caracteriza a síndrome: a trissomia que ocorre no cromossomo 21. A chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação, Maíra de Oliveira, destaca porque essa data é necessária. // SONORA MAÍRA DE OLIVEIRA //

Além dos estudantes matriculados nas escolas estaduais, ainda há o atendimento na rede conveniada, na qual uma parceria entre o Governo do Paraná e organizações da sociedade civil também garante atendimento educacional especializado e a inclusão social à pessoa com síndrome de Down. São 400 instituições mantenedoras de escolas de educação básica na modalidade de Educação Especial e de Centros de Atendimento Educacional Especializados. O valor médio repassado às instituições parceiras para o atendimento de alunos com deficiência é de 483 milhões de reais por ano. (Repórter: Gustavo Vaz)