Na próxima sexta-feira, evento em Curitiba marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

09/06/2019
No dia 15 de Junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Escola em Educação de Direitos Humanos e da Coordenação da Política Pública da Pessoa Idosa, vai promover um Seminário, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate a violência contra pessoas idosas, que deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos. O evento acontece na próxima sexta-feira, entre uma e cinco da tarde, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. De acordo com a diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Criança, Adolescente e Idoso, Ângela Mendonça, será promovido um debate sobre o crescente número de pessoas idosas que são acometidos por algum tipo de violência.// SONORA ÂNGELA MENDONÇA.// Segundo Ângela, o seminário é destinado a pessoas idosas, gestores, conselheiros municipais e estaduais, técnicos da área da pessoa idosa, escritórios regionais e demais interessados da comunidade no tema.// SONORA ÂNGELA MENDONÇA.// Para fazer a inscrição é preciso acessar o site www.cursos.escoladegestao.pr.gov.br. Nos primeiros cinco meses deste ano já foram registradas 590 denúncias pelo Disque Idoso, um canal de atendimento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. De acordo com o psicólogo José Sobieray, responsável pelo serviço, negligência e abandono devem ser denunciados.// SONORA JOSÉ SOBIERAY.// José Sobieray ainda explica como é realizado o trabalho após a denúncia recebida pelo disque idoso.// SONORA JOSÉ SOBIERAY.// No Paraná, os idosos representam 11% da população, aproximadamente um milhão e 300 mil habitantes com mais de 60 anos, segundo o último Censo do IBGE. (Repórter: Amanda Laynes)