Museu Planeta Água tem primeira reunião do Conselho Consultivo na sede da Sanepar no Tarumã, em Curitiba

22/02/2019
A primeira reunião oficial de 2019 para a construção do Museu Planeta Água foi realizada nesta quinta-feira, em Curitiba, na unidade da Sanepar no bairro Tarumã, onde será construído o museu. O encontro teve a participação de representantes das empresas patrocinadoras e apoiadoras, além do novo conselho consultivo do projeto. Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento e desenvolvido pela Straub Design, este será o primeiro espaço museográfico totalmente dedicado a desvendar segredos, origem e usos da água, com abordagem multidisciplinar, apresentando aspectos científicos, históricos, sociais, educacionais e de saúde, com previsão de inauguração em 2020. O projeto é patrocinado pela Sanepar, CTG Brasil, Compagás e conta com o apoio do BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento. No encontro, foi debatido o planejamento, cronograma físico-financeiro-conceitual e metodologia para a execução do projeto. Integrante do Conselho Consultivo, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Júlio Gonchorosky, disse que a Sanepar não irá poupar esforços para a implantação do museu.
A previsão é que ainda neste primeiro semestre aconteça nova reunião para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. A criação do Museu Planeta Água foi aprovada pelo Ministério da Cultura, com grande possibilidade de uma incorporação à Rede Global de Museus de Água, projeto que integra o Programa Hidrológico Internacional liderado pela Unesco. (Repórter: Wyllian Soppa)