Museu Paranaense leva exposição sobre Vladimir Kazók ao Mato Grosso do Sul

20/02/2019
O Consulado Geral da República Tcheca apresenta, nesta quinta-feira, a exposição “Índios do Brasil – a poesia das imagens de Vladimir Kozák”, na Escola Municipal Indígena General Rondon, em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. A mostra foi organizada pelo Museu Paranaense, responsável pelo acervo de Kozák. A cônsul-geral da República Tcheca, Pavla Havrlíková, vai à cidade visitar indígenas terena e falar sobre a importância do conterrâneo na documentação dos povos nativos brasileiros. Fotógrafo, cinegrafista e artista plástico, Kozák foi, principalmente, um documentarista. A exposição destaca o trabalho de Kozák com os indígenas xetá, bororo, karajá e do Alto Xingu, e traz um pouco da história e vivência do tcheco, que chegou a documentar 17 povos indígenas brasileiros entre as décadas de 1940 e 1960. O acervo sobre os povos indígenas brasileiros produzido entre 1948 e 1978 por Vladimir Kozák é patrimônio documental da humanidade pelo Programa Memória do Mundo da Unesco desde outubro de 2017, e o Museu Paranaense foi o primeiro do Paraná a integrar este programa. A obra integral de Vladimir Kozák reúne 36 horas de filmes em 16 mm, coloridos e não sonorizados, e inclui filmes, fotografias, desenhos, documentos textuais e aquarelas que retratam diferentes temas, manifestações da cultura popular, pesquisas arqueológicas, de fauna e flora, além de um Brasil de 1936 a 1978, com aspectos de pequenas comunidades a grandes cidades do país, como Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Joinville, além de diversos temas sobre o Paraná. Outras informações podem ser obtidas no site cultura.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)