Museu Paranaense conduz escavações no centro histórico de Curitiba

05/09/2019
A equipe do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense desenvolve pesquisas arqueológicas no entorno do Palácio Belvedere, prédio histórico localizado na Praça João Cândido, no Alto São Francisco, região central de Curitiba. O espaço está sendo revitalizado pela prefeitura da capital. Na praça, existem vestígios da capela de São Francisco de Paula, que teve a construção iniciada no ano de 1799. Nessa área, entre os séculos 18 e 19, foram realizados sepultamentos, especialmente de jovens e crianças. Desde o início das escavações, no mês passado, já foram encontrados fragmentos de ossos, de cerâmica, e até mesmo ossadas inteiras bem preservadas. É o que destaca a responsável pelo Setor de Arqueologia do Museu Paranaense, Cláudia Parellada, que está à frente das pesquisas no local. // SONORA CLÁUDIA PARELLADA //
Os vestígios recuperados serão estudados com o objetivo de compreender melhor a memória e os processos de ocupação urbana de Curitiba. Para o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, a ação reforça a importância do trabalho conjunto entre o Governo do Estado, por meio da Coordenação do Patrimônio Cultural e do Museu Paranaense, e a prefeitura de Curitiba. Quando o projeto de reforma e restauração do Palácio Belvedere chegou à Coordenação do Patrimônio Cultural para análise, foi identificada a necessidade de elaborar também um projeto paleoarqueológico no local, pelo conhecimento prévio de que a região poderia conter vestígios paleontológicos e arqueológicos. O Museu Paranaense foi, então, convidado a colaborar com o projeto e com as pesquisas por meio do Departamento de Arqueologia. O Departamento é responsável por um acervo de cerca de 400 mil peças, incluindo mais de 53 mil ossos humanos localizados em territórios do Estado. Continuamente o setor realiza pesquisas buscando a reconstrução da pré-história paranaense e o mapeamento do patrimônio arqueológico do Paraná. Hoje o museu possui dois dos seis acervos arqueológicos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. (Repórter: Rodrigo Arend)