Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, abre mostra de arte africana nesta quinta-feira

02/07/2019
A exposição ‘África, Mãe de Todos Nós: Conexão entre Mundos’, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer, marca o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes. O primeiro módulo da mostra, que o museu inaugura nesta quinta-feira, reúne uma coleção de máscaras africanas. São 20 peças elaboradas por artistas de povos que foram trazidos para as Américas na condição de escravos. A exposição dialoga com a ação ‘Retrate-Si’, também exposta no museu, dentro do projeto Artistas do Acervo. Desta vez, o programa tem oficinas de confecção de máscaras em argila, fotografia e desenho, entre outras, ministradas por artistas locais, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre retratos e máscaras. As 20 peças fazem parte de uma exposição nos próximos seis meses, totalizando três módulos de obras expostas, com duração de dois meses cada uma. No segundo módulo, o público poderá ver bustos, bonecos e esculturas, em um diálogo com a exposição de Ninguios, bonecos integrantes da Coleção Asiática do Museu Oscar Niemeyer, coincidindo também com a data do Dia das Crianças. O terceiro módulo, em novembro e dezembro, será composto por instrumentos musicais africanos em uma alusão às festividades de fim de ano. Todas as peças foram adquiridas pelo colecionador e empresário Jorge Yunes ao longo de quase três décadas. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro África em Artes. Ele ressalta que, dada a importância da cultura africana na arte mundial e na formação da cultura brasileira, a exposição busca oferecer um olhar que amplie a percepção não apenas para o presente como para o futuro.// SONORA RENATO ARAÚJO// Além da coleção de máscaras, um documentário faz parte da exposição. O filme, rodado na Europa e em alguns países africanos, refere-se ao mercado contemporâneo de arte africana tradicional. A exposição ‘África, Mãe de Todos Nós: Conexão entre Mundos’ pode ser vista no Hall Térreo do Museu Oscar Niemeyer até o dia 25 do mês que vem. O segundo módulo ‘África, Mãe de Todos Nós: Símbolos de Poder’, começa no dia 5 de setembro e o terceiro, ‘África, Mãe de Todos Nós: A Sonoridade da África’, estará em cartaz a partir de novembro. O museu fica na Rua Marechal Hermes, número 999, em Curitiba. O espaço abre de terça-feira a domingo, das dez horas da manhã às seis da tarde. Mais informações sobre as exposições estão no site www.museuoscarniemeyer.org.br. (Repórter: Priscila Paganotto)