Museu Oscar Niemeyer apresenta exposição do americano Mac Adams

19/08/2021
O Museu Oscar Niemeyer , O Mon, abre no próximo dia 26 a exposição “Mens Rea: A Cartografia do Mistério”, de Mac Adams, um dos fundadores da Arte Narrativa. A curadoria da mostra é assinada por Luiz Gustavo Carvalho.
A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, afirmou que a obra desperta a curiosidade e tem a capacidade de colocar o espectador dentro dela, numa interação contínua que enriquece e faz pensar.
Os objetos espelhados cromados fotografados por Mac Adams refletem nas superfícies situações violentas e inquietantes, que contradizem completamente as formas metálicas perfeitas. Para Luiz Gustavo Carvalho, é impressionante ver a contemporaneidade desta série em diversas culturas.
Com uma obra que encontra as raízes na tradição oral e escrita dos contos do País de Gales, Mac Adams desenvolveu ao longo das últimas décadas um trabalho de importância singular em duas e três dimensões, explorando o potencial narrativo da fotografia e da instalação na composição e construção de cenas misteriosas que levam o público à fronteira das normas sociais.
A exposição apresenta ainda três esculturas que projetam sombras figurativas.
Nascido no País de Gales, Reino Unido, em 1943, Mac Adams estudou na Escola de Arte e Design de Cardiff entre 1962 e 1967. Em 1970, se mudou para a cidade de Nova York, onde vive e trabalha atualmente.
Foi um dos fundadores da Arte Narrativa, movimento artístico surgido nos Estados Unidos na década de 1970. Em 1974, a primeira série, “Mistério”, foi exibida na lendária Galeria Green Street em Nova York. Adams foi associado a um grupo de artistas conceituais que usavam textos e fotografias fictícias.



O MON pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o maior museu de arte da América Latina.
Outras informações sobre a exposição e o museu, podem ser acessadas em
www.museuoscarniemeyer.org.br (Repórter: Flávio Rehme)