Municípios paranaenses recebem equipamentos para trabalho em estradas rurais

14/01/2019
O Governo do Paraná vai repassar seis motoniveladoras que vão compor patrulhas rurais já cedidas a consórcios municipais. As patrulhas são formadas por 10 máquinas e equipamentos pesados, utilizados na adequação e readequação de estradas rurais. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, homologou nesta segunda-feira a aquisição das motoniveladoras, em reunião com os prefeitos e representantes dos consórcios Cid Centro, Vale do Ivaí, Conder, Vale do Rio Jordão, Codenop, Codren e Região Central. Os consórcios intermunicipais fazem a gestão do conjunto de equipamentos cedidos pelo Governo do Estado, organizando rodízio de utilização entre os municípios. O objetivo do trabalho é incentivar, além de adequação e readequação de vias, a adoção de práticas conservacionistas. Durante o encontro, Ortigara destacou a importância da estrada rural como fator de competitividade do setor.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//

Hoje, oito consórcios contam as patrulhas, adquiridas pelo Estado com recursos do Banco Mundial. Na reunião, os representantes solicitaram que a Secretaria da Agricultura passe a ajudar na manutenção das máquinas. Atualmente, conforme previsto nos convênios, essa é uma atribuição dos consórcios. Um estudo de viabilidade da proposta de apoiar os municípios será elaborado e discutido nos próximos dias. A Secretaria da Agricultura detém 16 patrulhas rurais, sendo 9 compradas pelo Pró-Rural, executado com recursos do Banco Mundial, e sete compradas com recursos próprios. Das sete patrulhas disponíveis, seis já estão comprometidas com os consórcios que firmaram os convênios. Nesse planejamento, os consórcios municipais devem apresentar os projetos das estradas que serão adequadas e readequadas e o pagamento do seguro dos equipamentos. Assim que essas tarefas estiverem quitadas os trabalhos poderão ser iniciados. (Repórter: Wyllian Soppa)