Mulheres debatem papel feminino no empreendedorismo e inovação em debates na Semana Paraná Inovador, em Curitiba

17/10/2019
Uma tarde inteira para mostrar o papel da mulher no empreendedorismo, na inovação e na liderança, e o equilíbrio entre carreira e maternidade. Esses foram alguns dos temas debatidos nesta quarta-feira na Semana Paraná Inovador, promovida pelo Governo do Estado entre até este sábado. Os painéis e conversas foram formados por mulheres que se destacam nas áreas de negócios, tecnologia e inovação. Na primeira mesa, Jaqueline Almeida, diretora de Tecnologia do Detran; Luciana Burko, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora; Ariane Santos, fundadora da Badu Design; e Marcia Cavalcante, líder de Inovação Aberta da Celepar, debateram sobre Liderança Feminina e os caminhos que cada uma abriu para se destacar em suas áreas. Para elas, capacitação constante, o olhar diferenciado e humano fazem a diferença para as mulheres em termos de inovação. Marcia Cavalcante, da Celepar, destacou que o setor de tecnologia está abrindo mais espaço para a participação feminina. // SONORA MARCIA CAVALCANTE //
Deixar a formação em administração de empresas para se tornar apresentadora de TV e depois trocar a carreira em frente às câmeras para focar em um projeto pessoal que busca influenciar as pessoas a realizarem sonhos. Esse é um pouco da trajetória da apresentadora, empresária e influenciadora Rafaella Brites, que trouxe à Semana Paraná Inovador as ideias por trás do projeto Transformando Sonhos em Realidade. Autenticidade é a palavra-chave para quem quer inovar, defendeu a influenciadora. // SONORA RAFAELLA BRITES //
Aliar a carreira como empreendedora à vida pessoal e, especialmente, à maternidade foi um dos assuntos abordados na mesa, que também se estendeu para a fala de Luanna Toniolo sobre o papel das mulheres na sociedade. // SONORA LUANNA TONIOLO //

As irmãs curitibanas Bárbara, Débora e Júlia Alcântara, fundadoras da Orna, estiveram juntas de Letícia Preuss, da Endeavor, para falar sobre influenciar pessoas. Os caminhos percorridos pela Orna como uma marca nativa digital é um exemplo de influência. Bárbara conta que o espaço formou uma comunidade, permitiu a aproximação e troca de experiências. // SONORA BÁRBARA ALCÂNTARA //
A Orna nasceu como um blog, e com a monetização do espaço e a criação de uma comunidade virtual, elas trocaram empregos tradicionais e deram novos passos: criaram uma marca de acessórios, uma de cosméticos, cursos online e uma experiência offline, o Orna Café. Mais informações sobre os encontros da Semana Paraná Inovador estão na página xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Rodrigo Arend)