Mudanças no transporte metropolitano de Curitiba melhoram a vida de 500 mil pessoas
02/08/2019
Novas linhas de ônibus, ampliações, reformas, desburocratização e um subsídio que garante preços justos para a população foram as principais iniciativas realizadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Comec, nos primeiros sete meses deste ano. Os resultados mudam positivamente a vida de cerca de 500 mil pessoas que usam diariamente 900 ônibus, circulando entre 19 municípios e a capital. As medidas seguem orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de priorizar as demandas da população e fortalecer a integração da Grande Curitiba. Segundo o governador, as medidas foram importantes para recuperar a credibilidade do transporte público junto à população, que precisa que ele seja eficiente e dinâmico. Ratinho Junior reforçou que o compromisso é trabalhar junto com os municípios para garantir um transporte público totalmente funcional, moderno e confortável.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O principal anúncio do Governo do Estado foi o subsídio de 150 milhões de reais para manutenção das tarifas e obras para Curitiba e Região Metropolitana. São 40 milhões de reais na capital e 110 milhões de reais nas demais cidades. Fazem parte desse pacote novas linhas de ônibus e novas faixas exclusivas em Curitiba para atender mais de 50 trajetos. Os 150 milhões de reais do governo estadual também garantiram a tarifa social de 4 reais e 50 centavos para a capital e linhas integradas das cidades vizinhas, e valores menores no transporte metropolitano, dividido em três anéis. Para a Região Metropolitana de Curitiba, a Comec estabeleceu reajuste médio de 3,7% nas tarifas do transporte metropolitano, abaixo da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 6,7%. De acordo com Gilson Santos, presidente da Comec, as iniciativas vem ao encontro de um novo panorama do transporte público, que engloba redução do número de usuários e concorrência com outras alternativas.// SONORA GILSON SANTOS.//
Entre as principais inciativas adotadas nos primeiros sete meses deste ano estão a reativação da linha Tupy/Juliana, que liga Araucária a Curitiba; a integração entre os terminais de Pinhais e o Centenário, na capital; a ampliação da linha S14, em Colombo, que faz a ligação do bairro Ana Rosa e o Terminal Roça Grande; a implantação da linha Tubo Ferrari/Hospital do Rocio, que permite a ligação ao Hospital, em Campo Largo, saindo da Estação Tubo Ferrari; a extensão da linha Quatro Barras/Santa Cândida para atender o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul; a instalação de seis novas faixas exclusivas para ônibus, em Curitiba, com otimização de tempo para os passageiros; a ampliação, de um para quatro anos, do prazo de validade dos cartões de ônibus da Rede Integrada de Transporte, com isenção para pessoas com deficiência; a alteração em nove linhas em Fazenda Rio Grande; a entrega de 15 novos ônibus para o transporte coletivo metropolitano entre os municípios de Pinhais e Curitiba e 9 ônibus para atender o trajeto Colombo – Curitiba; reformas dos terminais Cachoeira e Tamandaré, em Almirante Tamandaré, e Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul; e a construção de 343 novos abrigos de ônibus para municípios da Região Metropolitana de Curitiba. (Repórter: Amanda Laynes)
O principal anúncio do Governo do Estado foi o subsídio de 150 milhões de reais para manutenção das tarifas e obras para Curitiba e Região Metropolitana. São 40 milhões de reais na capital e 110 milhões de reais nas demais cidades. Fazem parte desse pacote novas linhas de ônibus e novas faixas exclusivas em Curitiba para atender mais de 50 trajetos. Os 150 milhões de reais do governo estadual também garantiram a tarifa social de 4 reais e 50 centavos para a capital e linhas integradas das cidades vizinhas, e valores menores no transporte metropolitano, dividido em três anéis. Para a Região Metropolitana de Curitiba, a Comec estabeleceu reajuste médio de 3,7% nas tarifas do transporte metropolitano, abaixo da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 6,7%. De acordo com Gilson Santos, presidente da Comec, as iniciativas vem ao encontro de um novo panorama do transporte público, que engloba redução do número de usuários e concorrência com outras alternativas.// SONORA GILSON SANTOS.//
Entre as principais inciativas adotadas nos primeiros sete meses deste ano estão a reativação da linha Tupy/Juliana, que liga Araucária a Curitiba; a integração entre os terminais de Pinhais e o Centenário, na capital; a ampliação da linha S14, em Colombo, que faz a ligação do bairro Ana Rosa e o Terminal Roça Grande; a implantação da linha Tubo Ferrari/Hospital do Rocio, que permite a ligação ao Hospital, em Campo Largo, saindo da Estação Tubo Ferrari; a extensão da linha Quatro Barras/Santa Cândida para atender o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul; a instalação de seis novas faixas exclusivas para ônibus, em Curitiba, com otimização de tempo para os passageiros; a ampliação, de um para quatro anos, do prazo de validade dos cartões de ônibus da Rede Integrada de Transporte, com isenção para pessoas com deficiência; a alteração em nove linhas em Fazenda Rio Grande; a entrega de 15 novos ônibus para o transporte coletivo metropolitano entre os municípios de Pinhais e Curitiba e 9 ônibus para atender o trajeto Colombo – Curitiba; reformas dos terminais Cachoeira e Tamandaré, em Almirante Tamandaré, e Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul; e a construção de 343 novos abrigos de ônibus para municípios da Região Metropolitana de Curitiba. (Repórter: Amanda Laynes)