Mostra de Robótica desafia alunos de escolas públicas e privadas no Paraná

19/11/2019
Cerca de 130 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 22 escolas de cinco cidades da Região Norte do Paraná participam, nesta sexta-feira, do 4º Robolon, a Mostra Científica e de Automação de Londrina, Projeto de Extensão que tem o objetivo de motivar jovens para o desenvolvimento de atividades ligadas à tecnologia e às Ciências Exatas. Este ano, os participantes são de escolas públicas e privadas de Londrina, Cambé, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Rolândia. São apresentados cerca de 50 trabalhos desenvolvidos nos últimos 60 dias em oficinas de robótica. As atividades do projeto foram coordenadas por professores do curso de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo, acompanhadas por acadêmicos do 1º ao 4º ano de graduação, que atuaram como monitores. Cerca de 40 universitários participaram das oficinas. Segundo a professora do Departamento de Engenharia Elétrica, Silvia Galvão, a programação do 4º Robolon começa às 10 horas da manhã de sexta-feira, no Anfiteatro da Morfologia. A mostra dos projetos acontece às duas horas da tarde, no CTU. A professora explica que a proposta do projeto é proporcionar a oportunidade de aprender ciência exata com motivação, aplicando tecnologias e desenvolvendo o lúdico.// SONORA SILVIA GALVÃO//Um projeto de automação representa a resolução de um problema. Para se chegar à solução, é preciso raciocínio lógico a partir do uso da programação, ou seja, aplicando conceitos da matemática. As oficinas coordenadas pelos professores e acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica orientam os estudantes acerca da montagem de protótipos a partir da plataforma Arduino, LEGO Mindstorms e outros microcontroladores. (Repórter: Priscila Paganotto)