Moderno, polo automotivo do Paraná é destaque no Brasil
06/03/2020
Com plantas modernas, o Paraná se consolida como o segundo maior polo de produção automotiva do Brasil. Atualmente, o parque paranaense responde por 14% da produção nacional de veículos e teve o melhor desempenho do País no ano passado, com crescimento de 25,7%. Carros, caminhões, ônibus, vans, tratores e colheitadeiras, além de motores, cabines, acessórios e peças, formam o rol de produtos da cadeia automotiva paranaense. São 590 indústrias envolvidas no sistema produtivo que vem sendo reforçado nas últimas duas décadas com incentivos do Governo do Estado. O Paraná abriga hoje montadoras globais de veículos como a Renault-Nissan, Volkswagen-Audi, Volvo e DAF; de maquinário, como New Holland e Caterpillar; de motores, FCA Fiat Chrysler e Paccar; e de pneus, a Dunlop. A produção deste grupo abastece o mercado brasileiro e também de 21 países da América do Sul, Europa, Ásia e Estados Unidos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a força do Paraná no setor automotivo. // SONORA RATINHO JUNIOR //
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Fiep, o setor automotivo tem grande importância na diversificação da economia paranaense, e também por ser uma área que investe em inovação. No ano passado, o setor automotivo foi o que mais influenciou para que a indústria do Paraná tivesse o maior crescimento na produção industrial entre todos os estados brasileiros, de 5,7%, ajudando no processo de recuperação das perdas causadas pela crise. O economista e pesquisador Julio Suzuki Júnior, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, reforçou que este foi o melhor resultado registrado no Paraná desde 2011. // SONORA JULIO SUZUKI //
Outro ponto destacado pelo economista é que a indústria automotiva paranaense é forte e diversa, tendo força tanto na fabricação de veículos e caminhões, como também autopeças, cabines, carrocerias e reboques. A cadeia produtiva completa emprega aproximadamente 39 mil pessoas no Estado. O presidente e chefe-executivo da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, afirmou que a planta em São José dos Pinhais é uma das fábricas mais modernas do grupo em todo o mundo, tendo produzido mais de 2 milhões e 700 mil veículos. Ele ressaltou a participação da montadora dentro da economia do Paraná. // SONORA PABLO DI SI //
Os veículos representaram o quinto item mais exportado pelo Paraná, ficando atrás apenas de produtos da agricultura: soja, frango, farelo de soja e cereais. O principal destino foi a Argentina, com quase 40% do total, seguida por México e Colômbia. Já entre as autopeças, por exemplo, a maio cliente é a Alemanha, que compra 12% da exportação paranaense. O governador Ratinho Junior afirma que o apoio ao setor industrial é uma prioridade para o desenvolvimento. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O setor automotivo também é destaque pelos salários pagos aos trabalhadores. Mais da metade dos funcionários da produção de veículos recebe mais de 3 salários mínimos, superando os 3 mil e 100 reais. O bom momento também se reflete em novos investimentos das montadoras, com a ampliação das atividades da Renault, que fez um aporte de 350 milhões de reais, e também o investimento de 2 bilhões de reais na planta da Volkswagen. Outro ponto importante na área é o apoio do Governo Estadual à mobilidade elétrica. Entre as ações, está a isenção do pagamento do IPVA até o final de 2022. O Paraná conta também com a maior eletrovia do País, da Copel, que corta o Estado de Leste a Oeste via BR-277, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. São 11 eletropostos com abastecimento gratuito. A companhia também se prepara para atender um aumento de até 700% no consumo de energia renovável. Já o Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar, atua na certificação da cadeia de eletropostos e na otimização da distribuição. (Repórter: Rodrigo Arend)
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Fiep, o setor automotivo tem grande importância na diversificação da economia paranaense, e também por ser uma área que investe em inovação. No ano passado, o setor automotivo foi o que mais influenciou para que a indústria do Paraná tivesse o maior crescimento na produção industrial entre todos os estados brasileiros, de 5,7%, ajudando no processo de recuperação das perdas causadas pela crise. O economista e pesquisador Julio Suzuki Júnior, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, reforçou que este foi o melhor resultado registrado no Paraná desde 2011. // SONORA JULIO SUZUKI //
Outro ponto destacado pelo economista é que a indústria automotiva paranaense é forte e diversa, tendo força tanto na fabricação de veículos e caminhões, como também autopeças, cabines, carrocerias e reboques. A cadeia produtiva completa emprega aproximadamente 39 mil pessoas no Estado. O presidente e chefe-executivo da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, afirmou que a planta em São José dos Pinhais é uma das fábricas mais modernas do grupo em todo o mundo, tendo produzido mais de 2 milhões e 700 mil veículos. Ele ressaltou a participação da montadora dentro da economia do Paraná. // SONORA PABLO DI SI //
Os veículos representaram o quinto item mais exportado pelo Paraná, ficando atrás apenas de produtos da agricultura: soja, frango, farelo de soja e cereais. O principal destino foi a Argentina, com quase 40% do total, seguida por México e Colômbia. Já entre as autopeças, por exemplo, a maio cliente é a Alemanha, que compra 12% da exportação paranaense. O governador Ratinho Junior afirma que o apoio ao setor industrial é uma prioridade para o desenvolvimento. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O setor automotivo também é destaque pelos salários pagos aos trabalhadores. Mais da metade dos funcionários da produção de veículos recebe mais de 3 salários mínimos, superando os 3 mil e 100 reais. O bom momento também se reflete em novos investimentos das montadoras, com a ampliação das atividades da Renault, que fez um aporte de 350 milhões de reais, e também o investimento de 2 bilhões de reais na planta da Volkswagen. Outro ponto importante na área é o apoio do Governo Estadual à mobilidade elétrica. Entre as ações, está a isenção do pagamento do IPVA até o final de 2022. O Paraná conta também com a maior eletrovia do País, da Copel, que corta o Estado de Leste a Oeste via BR-277, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. São 11 eletropostos com abastecimento gratuito. A companhia também se prepara para atender um aumento de até 700% no consumo de energia renovável. Já o Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar, atua na certificação da cadeia de eletropostos e na otimização da distribuição. (Repórter: Rodrigo Arend)