Modernização agiliza serviços da Receita Estadual do Paraná

26/09/2019
Ao desativar 20 das 40 agências de assistência ao público, a Receita Estadual do Paraná optou por incentivar o atendimento ao contribuinte por meio da internet e pelo SAC, canais que têm se mostrado mais ágeis e muito eficientes. As funções das agências que deixam de operar na próxima terça-feira, dia primeiro, vão ser absorvidas pelas outras dez Delegacias Regionais. A desativação de parte das agências é necessária também pela falta de pessoal e pelo custo de manutenção. O diretor da Receita Estadual, Luiz Moraes Junior, ressaltou que é necessário mudar a cultura do atendimento presencial para as novas ferramentas disponíveis, reconhecendo a responsabilidade do Estado com o dinheiro público e a comodidade da população, que pode acessar todos os serviços sem sair de casa.// SONORA LUIZ MORAES JUNIOR//A Receita Estadual possui 691 auditores-fiscais para atender todo o Paraná e 25% deles estão em condições de aposentadoria. No quadro administrativo, são 235 agentes fazendários e 63% estão em condições de aposentadoria. O diretor da 1ª Delegacia Regional da Receita Estadual, em Curitiba, Cesar Augusto Konart, explica que a decisão foi baseada na redução das atividades locais das agências, não justificando a manutenção desta estrutura no local, aliada à drástica redução do número de auditores-fiscais.// SONORA CESAR AUGUSTO KONART//A Receita Estadual permanece à disposição da população para atendimento em diversos canais virtuais, nos sites www.fazenda.pr.gov.br e www.receita.pr.gov.br, além do SAC, por telefone. O SAC tem 34 profissionais e atende nos números (41) 3200-5009 e 0800-41-1528, das sete horas da manhã às sete da noite. São feitas em média 15 mil ligações por mês, com 96% de avaliações positivas. Em casos específicos, as pessoas podem se dirigir à agência mais próxima para o atendimento presencial. (Repórter: Priscila Paganotto)