Ministério da Educação avalia modelo implantado no Paraná como exemplo de sucesso

31/08/2021
O modelo educacional implementado no Paraná a partir de 2019 é considerado um exemplo de sucesso pelo Ministério da Educação. Nesta terça-feira, o Estado foi convidado a sediar o Fórum Educacional do Mercosul, previsto para ocorrer em novembro, e apresentar os projetos e programas voltados para a área.  O convite foi feito pelo ministro Milton Ribeiro, diretamente ao governador Carlos Massa Ratinho Junior durante reunião em Brasília. O secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, também participou do encontro.
Na agenda, o governador detalhou ações e planejamentos que ajudaram o Paraná a passar do sétimo para o terceiro lugar no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ratinho Junior destacou ao ministro o que o Paraná tem feito para melhorar o ensino que é ofertado aos alunos, com programas como o Ganhando o Mundo, as aulas de robótica e de educação financeira e também com o sistema de reconhecimento facial que vai ser implantado em 100% das escolas da rede pública de ensino.
O governador afirmou que a educação é prioridade e agora passou a ser referência para o restante do País, preparada com tecnologia e inovação. //SONORA RATINHO JUNIOR// . Ratinho Junior destacou também que o Estado confirmou um investimento de 82 milhões de reais em tecnologia para melhorar a infraestrutura dos colégios. O Montante vai ser dividido em três ações, todas previstas para começar já neste semestre. Os alunos vão passar a contar com novos computadores em laboratórios de informática, mais velocidade de internet com fibra óptica e wi-fi nas salas de aulas.


Além disso, o Governo enviou um Projeto de Lei pedindo autorização da Assembleia Legislativa para contratar uma operação de crédito junto ao BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O recurso, no valor aproximado de 467 milhões de reais, vai ajudar a financiar o programa Educação para o Futuro, que vai ser implantado a partir de 2022.
Além dos recursos do BID, o Governo do Estado deve entrar com uma contrapartida no valor de 113 milhões e 200 mil reais para o programa.
Ratinho Junior disse ter apresentado tudo que tem sido feito para o avanço da educação do Paraná e reforçado o pedido de colaboração do Ministério. Ele destacou que o governo federal é um grande parceiro do Estado e , dentro da disponibilidade de recursos, vai ajudar ainda mais para seguir melhorando o sistema educacional.
Entre os pleitos paranaenses estão o apoio para a implementação de três merendas por turno nas escolas, reforma de unidades educacionais e o avanço na modernização dos processos, com a aquisição de mais computadores. Além disso, foi solicitado também, a instalação de novas sedes do Instituto Federal de Educação. Atualmente, 26 municípios paranaenses contam com campus da instituição. O Ministério da Educação ficou de avaliar as propostas para inserir no orçamento da pasta para 2022. (Repórter: Flávio Rehme)