Mestrado em Educação: primeiro programa da UEPG completa 30 anos com 398 formados

16/04/2024
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa celebra trinta anos de atuação na produção de conhecimentos científicos em 2024. Ele foi responsável por criar o primeiro Mestrado da universidade, oficializado por Resolução Universitária em 1993. Em abril de 1994, iniciaram as aulas da primeira turma, e dois anos após a criação, cinco alunos do programa tiveram suas dissertações defendidas e publicadas, transformando-se nos primeiros mestres formados pela UEPG. O Ministério da Educação reconheceu o Programa de Pós-graduação em Educação em 2002. Em 2010, foi criado o Doutorado em Educação da UEPG, que iniciou suas atividades no ano seguinte. Uma comissão especial, composta por seis professores vinculados aos cursos de Licenciatura da UEPG, ajudou a viabilizar a implementação do programa e elaborar sua primeira grade curricular e as linhas de atuação. A professora Graciete Tozetto Góes, atual diretora administrativa da Pró-Reitoria de Graduação, foi uma das fundadoras. Ela explica que a iniciativa foi possível pois os professores fundadores haviam retornado, há pouco tempo, de experiências pessoais em Mestrado e Doutorado em outras universidades, difundindo a expertise.// SONORA GRACIETE TOZETTO GÓES.//

A UEPG seguiu a tradição de outras universidades mundo afora, que iniciaram os investimentos em pós-graduação pela área de Educação. O primeiro coordenador do programa de Pós em Educação, Ivo José Both, explica que havia demanda na época para a criação do programa.// SONORA IVO JOSÉ BOTH.//

No início dos trabalhos, o programa contou com apoio de docentes de outras instituições, como a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Campinas. A professora Maria do Rosário Knechtel, da UFPR, participou da criação do programa. Aos 92 anos, a docente recorda os desafios enfrentados nos anos iniciais do Mestrado em Educação.// SONORA MARIA DO ROSÁRIO KNECHTEL.//

Em seus 30 anos, o programa atingiu resultados impressionantes: formou 398 mestres e 117 doutores. Os 456 egressos atuam em diferentes segmentos da área de Ensino, sendo que muitos regressaram à instituição como docentes. Dos 29 professores que compõem o quadro do Programa, nove são egressos. O programa detém Conceito 5 na Avaliação Capes de Pós-graduação, e sua revista científica, Práxis Educativa, considerada Nível A1, nota máxima. (Repórter: Felippe Salles)