Mato Rico, no Centro-Sul do Estado, conta com uma nova unidade de beneficiamento de mel

02/12/2019
Cerca de 40 integrantes ativos da Associação dos Apicultores do município de Mato Rico, no Centro-Sul do Paraná, têm uma nova unidade de beneficiamento de mel, situada na comunidade Rio Perdido. O local foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Agência de Defesa Agropecuária, a prefeitura e a associação. O Estado financiou 270 mil reais do valor total do projeto, de aproximadamente 450 mil reais, pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial, o Pró-Rural, em apoio à agricultura familiar. Os recursos foram usados na reforma e adequação da unidade e na compra de máquinas e equipamentos. O chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura em Pitanga, José Guilherme Camilo, disse que o empreendimento vai possibilitar que o produtor tenha valor agregado no produto, gerando mais renda para a família.// SONORA JOSÉ GUILHERME CAMILO//O Paraná é o segundo maior produtor de mel do País, com cerca de 6.300 toneladas no ano passado, atrás do Rio Grande do Sul, que produz pouco mais de 6.400 toneladas. O município de Mato Rico é responsável por cerca de 50 toneladas de mel por ano. Em volume de exportação, o Paraná também está na segunda colocação. Entre janeiro e outubro deste ano, mais de 5.000 toneladas do mel paranaense foram enviadas para o Exterior. Os principais compradores são os Estados Unidos, Canadá e Alemanha. (Repórter: Priscila Paganotto)