Mais uma cidade tem decreto emergencial homologado; são 3.572 desabrigados no Paraná

10/10/2023
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil divulgou no fim da tarde terça-feira uma atualização sobre a situação das fortes chuvas que ocorreram sobre boa parte do Paraná nos últimos dias. O número de pessoas afetadas chegou a quase 30 mil em 64 municípios paranaenses, de acordo com o órgão estadual, devido, principalmente, às cheias do Rio Iguaçu, na região de União da Vitória. No total, mais de 1.800 pessoas permanecem desalojadas, enquanto pouco mais de 3.500 estão desabrigadas. O informe aponta ainda uma morte em Irati e oito pessoas de cinco cidades feridas em decorrência das complicações causadas pelas tempestades. As equipes locais e estaduais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná seguem atendendo a população com resgate daquelas em situação de risco e transporte para locais seguros. Desde o dia 2 de outubro, os alertas à população, assim como a mobilização junto às redes sociais e outros canais de comunicação, auxiliaram para que a informação sobre as chuvas chegassem a todos. As regiões Central, Sul, Centro-Sul e Campos Gerais registraram os maiores estragos no final de semana, enquanto o Oeste, que chegou a registrar um tornado, teve os maiores registros na semana passada. As chuvas causaram estragos em rodovias estaduais no final de semana, mas a recuperação já começou. Em Jaguariaíva, houve o rompimento do pavimento da PR-151 na altura do km 214. O tráfego de veículos está sendo desviado por rotas alternativas e a equipe do Governo do Estado já começou a trabalhar para a recuperação do trecho. A PR-170, entre Guarapuava e o distrito de Entre Rios, que havia registrado um escorregamento de terra em um dos acostamentos e ficado com tráfego em apenas uma faixa já teve o trânsito liberado nos dois sentidos, com bloqueio apenas no acostamento. Outros dois pontos chegaram a registrar alagamentos. A PR-364 foi interditada temporariamente na altura do km 100, entre Irati e Inácio Martins, e em Pitanga, a PRC-466 foi atingida, mas os fluxos já foram restabelecidos. Na Graciosa, houve liberação do tráfego durante a noite. Não houve novos deslizamentos. (Repórter: Victor Luís)