Mais de mil presos do Paraná recebem certificados de cursos profissionalizantes

22/08/2021
Mais de mil pessoas privadas de liberdade, que estão no sistema prisional do Paraná, concluíram os cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Faculdade Fanduca e a Universal nos Presídios, UNP.

A cerimônia de formatura aconteceu na sexta-feira em oito cidades do Paraná. Mesmo com a pandemia da Covid-19, os presos puderam continuar com o ensino a distância.

Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, o evento simbólico em Pinhais aconteceu no Complexo Médico Penal e em Piraquara no Centro de Integração Social Feminino. As duas foram as primeiras unidades prisionais a receberem os cursos, em fevereiro deste ano.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, destacou a importância de convênios do Departamento Penitenciário com outras instituições, dando a oportunidade de cursos de qualificação profissional aos presos.// SONORA ROMULO MARINHO SOARES.//

Ele também aponta um cenário de mudança com a chegada de novas penitenciárias, que já vêm com a estrutura montada para os cursos profissionalizantes.

Em todo o Estado foram mil e 100 formandos, nos cursos de qualificação profissional em Gestão de Empresas, Customização de Chinelos e Etiqueta Social, que receberam os certificados nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Guarapuava.

De acordo com o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, a ideia é expandir parcerias para promover o acesso a mais presos.// SONORA FRANCISCO CARICATI.//

O diretor da Fanduca, Adriano Valotto, afirma que o objetivo é ampliar cada vez mais o número de presos atendidos pelo programa.// SONORA ADRIANO VALOTTO.//

Os cursos a distância são oferecidos nos estabelecimentos prisionais que possuem laboratórios de informática. Já a modalidade presencial, oferecida pelo convênio, é realizada em sala de aula ou em outro espaço disponibilizado pelas direções das unidades. (Repórter: Felippe Salles)