Mais de cinco mil pessoas são esperadas no Festival de balonismo em Rio Branco do Ivaí

18/06/2024
Balões expositivos e de competição vão tomar os céus de Rio Branco do Ivaí, na região Central do Paraná, de sexta-feira a domingo. A 3ª edição do Festival de Balonismo integra o calendário turístico do Governo do Estado, acontece no Centro Poliesportivo do município e conta com voos, demonstrações e palestras, além de passeios para turistas e muita música. Segundo a organização, a expectativa é que mais de cinco mil espectadores, entusiastas e turistas acompanhem a programação do evento. Os participantes também podem participar da 2ª Feira do MEI e Produtor Rural, que acontece em paralelo ao evento, no sábado e domingo. Com apoio do IDR-Paraná, a Feira promove exposição de produtos e serviços regionais, apresentações culturais e festival de música. A programação deste ano do Festival de Balonismo conta com novas atrações relacionadas ao esporte, como o base jump, em que os paraquedistas saltam diretamente do balão, e demais apresentações e performances aéreas. O evento também vai promover palestras e explicações sobre o balonismo para alunos da rede municipal de ensino, além da tradicional apresentação dos pilotos com um voo inaugural. O Paraná é um dos sete destinos brasileiros que contam com órgãos próprios para organização de eventos ligados ao balonismo. As federações são vinculadas à Confederação Brasileira de Balonismo, entidade responsável por organizar a logística e cuidar da parte técnica envolvendo campeonatos em território brasileiro. (Repórter: Gustavo Vaz)