Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira

19/04/2024
Começa nesta segunda-feira a 1ª edição da Prova Paraná e da Prova Paraná Digital, iniciativas da Seed, Secretaria de Estado da Educação, que avaliam, trimestralmente, o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino, e também das redes de ensino municipais que aderiram ao projeto. O objetivo é subsidiar professores e pedagogos no desenvolvimento e aprimoramento de novas estratégias pedagógicas, planejando novas metodologias a serem aplicadas em sala de aula, buscando o fortalecimento do ensino em todos os níveis. A Prova Paraná ocorre até quinta-feira, no formato impresso, para estudantes de todos os níveis. Alunos do 8º e 9º anos do Fundamental também vão fazer a avaliação de forma digital, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, em uma segunda etapa, até 3 de maio. A Seed estima que, nesta primeira edição, as provas sejam realizadas por mais de 930 mil estudantes de 397 municípios, distribuídas de acordo com os níveis escolares e cobrindo os ensinos Fundamental, a partir do 5° ano, e Médio. Nesta edição, cada nível escolar terá componentes curriculares avaliados separadamente em dois cadernos separados. Do 5° ao 9° ano, devem ser avaliados os componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa. Entre as novidades da Prova Paraná deste ano está que para os estudantes da Educação Especial, as avaliações vão estar disponíveis em formato adaptado, de acordo com a necessidade do aluno, podendo ter versões ampliadas, superampliadas, TXT, Libras, Braille e coloridas. Todos os detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)