Maioria dos atendimentos da Copel é feita por canais digitais

10/06/2019
Os atendimentos na Copel prestados por meios digitais crescem a cada ano: dois terços dos contatos feitos por clientes no ano passado ocorreram pelo aplicativo gratuito disponibilizado pela empresa, pela agência virtual ou SMS, entre outros recursos oferecidos. Em seguida aparecem empatados na busca por atendimento o telefone e os escritórios da Companhia e rede credenciada, com 16%, cada. Desde quando os meios digitais superaram os canais tradicionais de contato pela primeira vez, em 2014, observa-se uma migração da preferência dos clientes. A média mensal de solicitações pela agência virtual aumentou em quase três vezes no período, de 590 mil para um milhão e 500 mil interações. Já o aplicativo subiu de 45 mil solicitações mensais, em média, para 137 mil por mês. Entre os serviços mais procurados pelos consumidores da Copel estão a solicitação de 2ª via da conta de luz, pedido de informações sobre débitos e a comunicação de falta de energia. De acordo com o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali, a empresa está investindo para facilitar cada vez mais o acesso aos serviços, de olho nas preferências demonstradas pela população. Uma das novidades este ano é a instalação de 100 totens de autoatendimento, em 21 municípios paranaenses, que emitem segunda via da conta de luz, entre outros serviços simples, e aceitam também o pagamento da conta com cartão de débito. A Agência Virtual pode ser acessada pelo site copel.com de qualquer computador ou celular, e disponibiliza a maioria dos serviços prestados, inclusive emissão de 2ª via da conta, solicitação de novas ligações e informação de leitura rural. Já o aplicativo está disponível para baixar gratuitamente no Google Play e App Store. Ele tem a possibilidade de gerenciar mais de uma conta, e permite consultar débitos, histórico de consumo, pagamentos, desligamentos programados, segunda via da fatura e realizar o pagamento. Ainda é possível comunicar falta de luz e passar informação de leitura rural. O atendimento telefônico acontece pelo número 0800 51 00 116, e serve principalmente para informar eventos que necessitem de atendimento emergencial. (Repórter: Wyllian Soppa)