MON vai abrigar mostra itinerante da 35ª Bienal de São Paulo de março a maio

05/03/2024
Uma parceria entre o Museu Oscar Niemeyer e a Fundação Bienal de São Paulo traz a Curitiba uma exposição itinerante com dezesseis participantes, dentro da programação da 35ª Bienal de São Paulo. A mostra "coreografias do impossível" tem curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel e desembarca na cidade no dia 12, com temporada até 26 de maio. De acordo com os curadores, "coreografias do impossível" explora as complexidades e urgências do mundo contemporâneo, abordando transformações sociais, políticas e culturais. Para eles ainda, é crucial que a exposição alcance mais cidades, transcendendo os limites do Pavilhão da Bienal. Este ano, a mostra vai percorrer quinze cidades e Curitiba recebe um recorte especial, um dos maiores fora de São Paulo. No dia 13, às sete horas da noite, acontece uma ação educativa relacionada à exposição no Miniauditório do Museu. O MON recebe a equipe de educação da Bienal de São Paulo para uma conversa a partir dos três movimentos da publicação educativa da mostra, reconhecendo e integrando a dimensão aberta da educação. A ação é direcionada a professores, educadores, mediadores culturais e público em geral interessado no assunto, com entrada gratuita. Criada em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada sem fins lucrativos e vinculações político-partidárias ou religiosas, cujas ações visam democratizar o acesso à cultura e estimular o interesse pela criação artística. A Fundação realiza a cada dois anos a Bienal de São Paulo, a maior exposição do hemisfério Sul, e as mostras itinerantes por diversas cidades do Brasil e do Exterior. (Repórter: Gustavo Vaz)