MON realiza exposição de arte africana com peças recém-incorporadas ao seu acervo

24/08/2021
A exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, poderá ser vista pelo público a partir de 31 de agosto, na Sala 4. Ela é apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado, e apresenta um recorte da grandiosa doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes ao MON. São aproximadamente 1.700 obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século 20, que passam a pertencer ao acervo do Museu Oscar Niemeyer e, consequentemente, ao Estado do Paraná. A superintendente geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, comemorou a incorporação do conjunto de obras como mais um marco para o MON. Segundo ela, além de fortalecer a importância do museu enquanto depositário de grandes coleções, mostra o olhar sensível da curadoria para a arte indistinta, ampla e diversa. Por sua vez, a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, destacou que a instituição busca incessantemente incrementar o acervo, pois essa é a alma e a essência de um museu.
Juliana lembrou que, em 2018, o MON foi o museu escolhido por suas condições técnicas, capacidade de gestão e credibilidade da instituição a receber uma doação de quase três mil obras de arte asiática. Parte desse acervo pode ser vista na mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, na Sala 5.
Maior museu de arte da América Latina em área construída, com 35 mil metros quadrados, o MON triplicou o seu acervo nos últimos anos. Desde que foi inaugurado, em 2002, e até 2015, contava com cerca de três mil obras e, atualmente, possui mais de 9.300 obras em seu acervo. O Museu Oscar Niemeyer fica na rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico de Curitiba. Informações sobre programação, horários de visitação e outras atrações podem ser obtidas em museuoscarniemeyer.org.br. (Repórter: Wyllian Soppa)