MIS-PR transforma antigo centro de triagem da Polícia Civil em espaço cultural
15/10/2024
O Museu da Imagem e do Som do Paraná avança no projeto de expansão com a incorporação de um espaço histórico de grande relevância, em Curitiba. O Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, que por anos serviu como local de custódia temporária para detentos sob responsabilidade da Polícia Civil do Paraná, agora será transformado em espaço cultural vinculado ao museu. A primeira etapa de readequação do espaço será na parte dos cárceres, que passa por uma ressignificação, antes da fase de obras, previstas para o ano que vem. Uma primeira ação cultural acontece já na próxima semana, no antigo vão livre que dava acesso aos cárceres. A Mostra Iconoclássicos será realizada de segunda a sexta-feira, 21 a 25 de outubro. Haverá exibições de filmes e rodas de conversa. O prédio, que fazia parte do terreno do Palácio da Liberdade, sede original do Governo do Paraná e atualmente casa do MIS-PR, foi progressivamente desocupado graças a um acordo entre a secretaria estadual da Segurança Pública e a secretaria estadual da Cultura. O acordo possibilitou a transferência dos detentos para outras unidades e abriu caminho para que o museu assumisse a totalidade do espaço. Agora, sob a gestão do MIS-PR, o espaço passa por uma transformação cultural profunda, voltada para promover diálogo, reflexão e trocas sobre questões sociais e de direitos humanos. A ressignificação do espaço se baseia em amplo trabalho de pesquisa, interlocuções e busca de parcerias. O esforço busca compreender e readequar o local de maneira sensível com a reflexão sobre memória, cultura e direitos humanos. Para transformar a antiga ocupação em um novo ambiente cultural, o lugar está sendo temporariamente readequado, antes de entrar em processo da obra, prevista para o ano de 2025, com nova sinalização, iluminação, cenografia e com o resgate de memórias do local que será nomeado Cadeia Produtiva. A primeira fase do projeto de ressignificação terá duração de 12 meses. A diretora do MIS-PR, Mirele Camargo, explica como o espaço será usado na primeira etapa com mostras, palestras e rodas de conversa. // SONORA MIRELE CAMARGO //
Após a etapa de ressignificação, a área vai entrar em obras. Todos os detalhes estão no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gustavo Vaz)
Após a etapa de ressignificação, a área vai entrar em obras. Todos os detalhes estão no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Gustavo Vaz)