Luta contra a Aids: Ceasa Curitiba sedia ações do Dezembro Vermelho

30/11/2023
Nesta sexta-feira, Dia Mundial de Luta contra a Aids, várias atividades serão ofertadas na Ceasa Curitiba para os permissionários, famílias atendidas pelo Banco de Alimentos-Comida Boa e também abertas à população em geral. Entre elas, ações educativas, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, além da atração cultural “O Auto de Natal”. Promovidas pela Secretaria de Saúde de Curitiba, as atividades educativas da Campanha Dezembro Vermelho e “O Auto de Natal” acontecerão das nove horas da manhã às 12 horas no auditório do Espaço Saúde e Cidadania, no Centro de Eventos da Ceasa. As ações serão realizadas por técnicos do Distrito Sanitário do Tatuquara, da Secretaria Municipal de Saúde. HIV é a sigla em inglês que denomina o vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A iniciativa integra o projeto “A Hora é Agora”, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde - SMS, o Departamento de HIV AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Serão disponibilizados também autotestes para a detecção do HIV, preservativos e materiais educacionais, além de vacinação e orientação sobre IST’s. O intuito é promover uma testagem mais acessível, fortalecendo os esforços contínuos no enfrentamento dos desafios relacionados a doenças sexualmente transmissíveis. (Repórter: Victor Luís)